"Deus não fez tudo num dia só; o que me faz pensar que eu possa?" - William Shakespeare.

Jessica Takano
20/02/2021

A ansiedade é um aspecto muito frequente e preocupante atualmente. Muitas pessoas sofrem com isso em vários momentos da vida, por conta de um emprego ou cargo novo, um processo seletivo, problemas familiares, falta de dinheiro, saúde... muitas situações são motivos que podem desencadear quadros de ansiedade.

 

Podemos classificar a ansiedade de duas maneiras, a saudável e a problemática. Quando uma coisa vai acontecer e esperamos ansiosamente, por exemplo, trata-se de um fato comum e normal do nosso dia a dia. Mas quando a ansiedade toma conta da pessoa de forma exagerada e a prejudica em outros aspectos da vida, isso se torna um problema.

 

A ansiedade patológica gera então aquela sensação de impotência para realizar diversas atividades, desde as mais complexas até as mais simples. E ainda pode desencadear uma série de outros problemas, como a depressão, o pânico, as fobias, o uso indevido de álcool, drogas...

 

Dentre os sintomas da ansiedade, é possível destacar alguns como mudanças no apetite, desregulação do sono, tensão muscular, medos e preocupações em excesso, inquietações, pensamentos obsessivos, problemas digestivos, perfeccionismo, nervosismo, irritabilidade, negativismo... fatores que realmente prejudicam muito as atividades diárias, os relacionamentos e a vida em si.

 

Um fator muito expressivo que influencia o desenvolvimento da ansiedade hoje em dia é a famosa “pressão da sociedade”. Somos cobrados o tempo todo para sermos o melhor aluno, o melhor amigo, a melhor pessoa... para termos ascensão profissional, para nos casarmos, para termos filhos... Muitas vezes fazemos coisas inclusive porque nos foi “exigido” de certa forma, e não porque realmente queríamos isso para a nossa vida.

 

As mídias sociais contribuem bastante para isso também em vários aspectos, principalmente quando nos comparamos com os outros. Os outros sempre parecem viver melhor, frequentarem restaurantes mais chiques, viajarem para lugares mais bonitos, terem casas mais arrumadas... Ou seja, ficamos com a sensação de que nunca temos ou somos o suficiente, o que gera mais e mais ansiedade.

 

No ano de 2020 os problemas se intensificaram ainda mais, devido à pandemia e ao isolamento social, muitas pessoas desenvolveram ou agravaram problemas psicológicos, como a depressão, o pânico e a ansiedade. As crianças, por exemplo, foram bastante afetadas por não poderem brincar ao ar livre, por não encontrarem os amigos e por não aprenderem coisas na escola também.   

 

Os idosos sentiram bastante por receberem menos visitas, por saírem menos de casa e por terem menos contato com familiares. E em relação ao trabalho, alguns conseguiram se adaptar ao home office, mas muitos não. Inclusive muitas pessoas perderam o emprego, o que gerou mais uma série de outros problemas.

 

Mas o que fazer então em meio a tudo isso? Como lidar com tantas dificuldades? Como prevenir a ansiedade? Apesar de não existir uma receita para prevenir a ansiedade, algumas práticas podem contribuir bastante, como ter uma vida mais saudável ao fazer exercícios físicos, alimentar-se bem, dormir adequadamente, ter bons relacionamentos, ter bons momentos de lazer...

 

A ansiedade pode se desenvolver em várias etapas da vida, tanto na infância, adolescência, vida adulta, quanto na terceira idade. Por isso as pessoas devem se cuidar constantemente, buscando sempre a inteligência emocional, o suporte da família e amigos, a saúde e a satisfação no trabalho ou nas atividades que pratica.

 

E para concluir, um fator importantíssimo para essa busca constante em uma vida saudável e equilibrada é a conexão com a natureza. Pode parecer clichê, mas é realmente uma verdade. A natureza traz inúmeros benefícios, como tranquilidade, paz e sossego. Com certeza você já quis desestressar da rotina, tirando férias e indo para a praia ou para o campo. Às vezes achamos que podemos fazer isso apenas uma ou duas vezes por ano quando conseguimos viajar. Mas a realidade é que devemos buscar esse equilíbrio diariamente.

 

 

 

 


 

Jessica Takano. Administradora e docente de Administração com experiência no ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico. 

  • Jornada Pessoal