Curso Pesquisa de Mercado: do Planejamento à Tomada de Decisão

Aprenda realizar pesquisas de mercado para elaborar uma proposta de negócio de valor.

O que você irá aprender?

Módulo 1 - Introdutórios à Pesquisa de Mercado

    Sprint 01 - Processo de Marketing: Decisões Estratégicas e Operacionais

    Sprint 02 - Processo de Marketing: Decisões Análise Ambiental

    Sprint 03 - Análise PESTEL

    Sprint 04 - Proposta de Valor

    Sprint 05 - Comportamento do Consumidor

    Sprint 06 - Processo Decisório do Gestor

Módulo 2 - Sistemas de informações de marketing

    Sprint 01 - Benefícios e Aplicabilidade do Sistema de Informações de Marketing

    Sprint 02 - Sistema de Informações de Marketing

    Sprint 03 - Dados Secundários: Aplicabilidade, Benefícios e Cuidados

Módulo 3 - Abordagens Qualitativas

    Sprint 01 - Abordagens Qualitativas: Focus Group

    Sprint 02 - Abordagens Qualitativas: Entrevista em Profundidade

    Sprint 03 - Elaboração de Roteiro

    Sprint 04 - Outras Abordagens Qualitativas

Módulo 4 - Abordagens Quantitativas

    Sprint 01 - Pesquisa Quantitativa: Introdução ao Tema

    Sprint 02 - Principais Métodos Utilizados - Parte 1

    Sprint 03 - Principais Métodos Utilizados - Parte 2

    Sprint 04 - Principais Métodos Utilizados - Parte 3

    Sprint 05 - Construção do Questionário: Dicas Relevantes - Parte 1

    Sprint 06 - Construção do Questionário: Dicas Relevantes - Parte 2

    Sprint 07 - Tipos de Questões

    Sprint 08 - Utilização de Escalas - Parte 1

    Sprint 09 - Utilização de Escalas - Parte 2

    Sprint 10 - O Papel do Entrevistador

Módulo 5 - Vamos Praticar?

    Sprint 01 - Avaliação de Segmentos, Negócios ou Produtos

    Sprint 02 - Avaliação da Comunicação

    Sprint 03 - Pesquisa de Satisfação

    Sprint 04 - Pesquisa de Preços

    Sprint 05 - Indicadores para Equipes Comerciais

Prof. Renato da Rocha Neto

Prof. Renato da Rocha Neto

Mestre em Administração - UEL/PR
Aperfeiçoamento em Pesquisa de Mercado e Planejamento Estratégico de Marketing - ESPM/SP
Aperfeiçoamento em Inteligência de Mercado - IBRAMEC/SP
Graduado em Administração - UEL/PR

Sócio da Litz - Estratégia e Marketing e um dos idealizadores das Plataformas Sprint Pro e Zylt, Renato é especialista em Inteligência de Mercado e elaboração de Proposta de Valor para Negócios, tendo prestado consultoria por mais de 10 anos em diferentes setores do mercado.

Sobre o Curso

Atuar em qualquer mercado hoje é como navegar em alto-mar: se não tivermos planejamento, saber as condições climáticas, de temperatura e pressão, ou não dispor de ferramentas de orientação, embarcar nessa aventura pode ser uma cilada!


Para isso, a Pesquisa de Mercado revela-se como uma ferramenta fundamental, que traz informações efetivas sobre seu público, permitindo uma tomada de decisão estratégica certeira para o seu negócio (seja em uma empresa, governo, escola, associação sem fins lucrativos ou até mesmo um indivíduo).

 

Esse curso é um guia para sermos assertivos e não tomarmos decisões de mercado no escuro: tem conceitos de Processos de Marketing, Sistemas de Informações de Marketing, técnicas de Pesquisa Quantitativa e Qualitativa e exemplos de como implementá-las na prática.

 

Sócio da Litz Estratégia e Marketing e um dos idealizadores da Plataforma Sprint Pro, o professor Renato da Rocha Neto é especialista em Inteligência de Mercado e elaboração de Proposta de Valor para Negócios, com vasta experiência nos segmentos de varejo, educação, saúde, imobiliário, cooperativas, serviços e bens de consumo. Dê o primeiro passo rumo a esse novo desafio!

Experimente, assista à uma aula grátis

O que inclui?

Acesso ao curso por 3 meses
2 Atividades práticas
05 Módulos | 30 Vídeos
Certificado digital | 20 horas
Materiais complementares
Professor com ampla experiência

Ambiente digital

Plataforma dinâmica e intuitiva com ferramentas que proporcionam uma melhor experiência durante o processo de aprendizagem.

Depoimentos

Quem confia na sprint

O melhor jeito de aprender