De súbito me vejo em pleno sonho e no jogo em que todo me concentro... - Mário Quintana

Indiara Beltrame
08/12/2020

Mario Quintana escreveu:

 

Sonhar é acordar-se para dentro:

de súbito me vejo em pleno sonho

e no jogo em que todo me concentro

mais uma carta sobre a mesa ponho.

Mais outra! É o jogo atroz do Tudo ou Nada!

 

 

Antes de afirmarmos que o empreendedor é um realizador, um batalhador, um desbravador, antes de disso ele é um sonhador. Pois, podemos dizer que se trata de um indivíduo que identifica a oportunidade, junta os recursos necessários, cria e torna-se responsável pelo desempenho de uma organização.

 

Nesse momento, você pode pensar que se trata de alguém com poderes de super-herói, do tipo visão além do alcance, visão de raio X, e super velocidade. Mas não é por isso que as pessoas que têm COMPORTAMENTOS EMPREENDEDORES têm melhores resultados no mercado de trabalho. As pesquisas e estudos realizados em relação ao COMPORTAMENTO E À PERSONALIDADE DO EMPREENDEDOR fundamentam-se na crença de que o sucesso do novo empreendimento dependerá principalmente do comportamento deste. Ou seja, é necessário desenvolver uma série de competências, que irão contribuir para o sucesso de qualquer atividade empreendida.

 

 

 

Almeida e Benevides afirmam em seu artigo sobre perfil de micro e pequenos empresários, que para ser um empreendedor de sucesso é necessário possuir muitas habilidades, conhecimentos e atitudes. Tanto que cada vez mais pesquisadores tem investido em buscar identificar e compreender que tipo de comportamento leva ao sucesso.

 

Em 1982, David McClelland, realizou uma pesquisa em nível mundial cujo objetivo era conhecer os pontos em comum entre as pessoas bem-sucedidas nos negócios e se tais características mais observadas eram comuns entre diferentes países.

 

O estudo identificou as dez principais competências as quais foram divididas em três grupos: o conjunto de realização: busca de oportunidades e iniciativa; correr riscos calculados; exigência da qualidade e eficiência; persistência; comprometimento; o conjunto de planejamento: busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento; monitoramento sistemático; conjunto de poder: persuasão e rede de contatos; independência; autoconfiança.

 

Até os dias de hoje, são desenvolvidos e criados programas a partir dos estudos de McClelland que projetam o desenvolvimento do comportamento empreendedor em diferentes países do mundo, tamanha a relevância do trabalho desenvolvido por esse pesquisador. Podemos dizer que ele próprio foi um empreendedor do tema, alguém com visão e ação, que foi capaz de olhar para dentro, e para fora de si mesmo e dos outros. Portanto, desenvolver o comportamento empreendedor é capacitar a pessoa para que ela crie, conduza e execute o processo de elaborar novos planos de vida.

 

Para o pesquisador Dolabela, Ser empreendedor não é somente pelo acúmulo de conhecimentos, mas por possuir atitudes, comportamentos, e ao mesmo tempo formas de percepção do mundo e de si próprio, é realizar atividades considerando os riscos, sem perder a criatividade e capacidade de inovar, sempre sendo perseverante e ao mesmo tempo conviver com a incerteza.

E se o poeta está certo, desenvolver as competências empreendedores é acordar em nós mesmo a vontade de fazer e ser a diferença, de ser singular.

 

Vale o investimento, vale a pena.

  • Desafio Empreendedor