"Liderar é fazer a luz de cada membro da equipe brilhar." - Klai Ferreira

Jessica Takano
19/02/2021

O papel da liderança na sociedade sempre foi fundamental. Desde as primeiras organizações humanas até os dias de hoje, o líder sempre representou uma peça-chave na história. Estar à frente, direcionar, conduzir, controlar e tomar decisões são práticas necessárias em diversos tipos de contextos.

 

Muitos acreditam que as pessoas nascem líderes e outras acreditam que além disso, é possível se construir enquanto líder. E realmente é verdade, é sim possível preparar líderes. Muitas experiências do dia a dia são importantes para o aprendizado de líderes. Pode ser no desenvolvimento de um cargo, na organização de um evento, em um trabalho escolar ou até mesmo na administração de uma casa.

 

Imagine você, quais foram as suas experiências até agora que te levaram a ser quem você é hoje? O que você aprendeu até agora, inclusive com os seus próprios erros? Podemos aprender muito com os nossos acertos, mas ainda mais com os nossos erros e com os dos outros. Esses tipos de situações devem ser sempre observados.

 

Assim, tornar-se um bom líder envolve muita informação, muito estudo, muita experiência, muita dedicação, muita prática e muita inspiração. Quais pessoas você considera bons líderes? O que te admira nelas? Por quais motivos? Você tem proximidade com algumas dessas características? O que te falta para ter?

 

Podemos destacar várias características de bons líderes, como:

 

- Ética;

 

- Transparência;

 

- Sociabilidade;

 

- Assertividade;

 

- Competência;

 

- Bons relacionamentos interpessoais;

 

- Boa comunicação;

 

- Segurança;

 

- Iniciativa;

 

- Objetividade;

 

- Firmeza, mas também flexibilidade, quando necessário;

 

- Entre outros.

 

E então, você se identifica com alguns desses fatores? Eles são muito importantes na rotina de um líder e por isso devem ser desenvolvidos e cultivados. Muitos apontam a timidez como uma dificuldade na hora de liderar, mas isso é algo que pode muito bem ser trabalhado. Quando fazemos algo que temos conhecimento e segurança, a timidez vai dando lugar para a iniciativa e para a confiança.

 

Outra questão essencial para bons líderes é a gestão e organização do tempo. Geralmente uma pessoa que perde muito tempo com a sua própria desorganização, dificilmente vai ser eficiente. Portanto, é necessário mudar de atitude caso isso esteja acontecendo. Deixar as coisas para depois também, o famoso “procrastinar”, não leva a lugar nenhum.

 

Delegar é outro ponto muito importante no processo de liderança. Muitos líderes acabam acumulando diversas tarefas, seja por falta de equipe ou por falta de segurança em confiar determinada atividade a outra pessoa. Se não há pessoas competentes e confiáveis o suficiente na sua equipe, com certeza você deve considerar substituí-las. Uma boa liderança só vai existir com bons liderados.

 

Muitas pessoas que conquistam cargos de liderança ou de destaque, acabam perdendo a noção de humildade, um fator muito importante não só em líderes, mas também em todas as outras relações sociais e de trabalho. Claro que é importante ter autoconfiança, autoestima, acreditar ser bom no que faz e demonstrar essa segurança. Mas isso não pode ser confundido com arrogância ou prepotência.

 

Esse fator sempre foi importante, mas hoje em dia as pessoas estão cada vez menos tolerantes com o abuso de poder e com posturas consideradas inadequadas ou antiéticas. Bons profissionais devem prezar por relacionamentos equilibrados, maduros e saudáveis e assim, propagar essa cultura para toda a sua equipe também.

 

Bons líderes devem então conseguir o melhor das pessoas, dar feedbacks construtivos, promover constantemente o aprendizado, reconhecer os acertos, recompensar os méritos, ser justo, incentivar os liderados e ser um exemplo admirável. Essas qualidades com certeza contribuirão e muito para diferentes ganhos organizacionais.

 

 

 


Jessica Takano. Administradora e docente de Administração com experiência no ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico.

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