“O conhecimento é um copo que nunca enche. Sábio é aquele que permanece tentando.” Thales de Oliveira Gomes

Jessica Takano
19/10/2020

 

É inegável que o conhecimento transforma realidades. O conhecimento contribui para novas oportunidades, realizações pessoais, conquistas profissionais, ascensão financeira, criação e expansão de negócios, desenvolvimento da carreira, estabilidade... As pessoas que buscam e investem no seu conhecimento realmente têm maiores chances de sucesso, principalmente a longo prazo. 

 

Quando tratamos da gestão do conhecimento, podemos considerar um cenário no qual um conjunto de técnicas e estratégias são aplicadas para desenvolver o conhecimento de pessoas e organizações. Nas organizações existe a necessidade constante da mudança, da transformação, da implementação de novas tecnologias e de melhorias, sempre embasadas e fundamentadas no processo do aprendizado.

 

A importância do conhecimento pode ser percebida em diversas situações, uma delas é a evolução da humanidade, que a partir do conhecimento foi possível crescer e se desenvolver. Podemos listar inúmeros exemplos desse desenvolvimento, como a caça, a pesca, a plantação, a construção civil, a criação de medicamentos, a construção das máquinas, o desenvolvimento de softwares... E essa evolução continua em expansão.

 

Muito relacionado ao conhecimento está a ciência e o método. Podemos compreender a ciência como um estudo sistematizado, como a produção do conhecimento e como pesquisa e explicação de determinados fenômenos. Já o método, nesse contexto, pode ser considerado o caminho para se desenvolver a ciência, o tipo da pesquisa realizada, o tipo de levantamento de dados, a forma de se analisar os dados, entre outros. Por isso que as instituições de ensino e de pesquisa são tão importantes para a ciência, para a produção do conhecimento e para a descoberta de novos fatos.

 

Uma análise importante sobre o conhecimento é se de fato ele está sendo aplicado na prática. Você já deve ter ouvido ou falado aquela frase clássica: “aquele professor tem muito conhecimento, mas não consegue passá-lo em sala de aula”. Muitas pessoas acumulam diversos conhecimentos porque estudam, conquistam vários títulos, com mestrado e doutorado, mas realmente não conseguem passar de forma clara e objetiva esse conhecimento.

 

Podemos considerar diferentes tipos de conhecimento, como o conhecimento popular (uma receita de uma torta ensinada pela avó), o conhecimento filosófico (relacionado a questões éticas, lógicas e morais), o conhecimento técnico (como operar especificamente uma máquina), o conhecimento científico (validações por meio de teorias, experimentos e pesquisas), o conhecimento corporativo (ferramentas, técnicas e práticas de trabalho). Além desses exemplos, existem inúmeros outros tipos de conhecimento e cada um é importante e adequado para determinada situação.

 

Além de conhecimentos específicos, também podemos pensar no conhecimento de mundo, em estar informado em relação às atualidades, o que acontece na sua cidade, no seu país, em outros países, questões políticas, sociais, econômicas, ambientais... Viajar também é uma forma muito interesse de adquirir conhecimento, porque é possível conhecer um pouco mais sobre diferentes culturas, formas de relacionamento e pensamentos sobre diversas coisas.

 

É importante destacar que existem inúmeras fontes de conhecimento e hoje em dia o acesso a essas fontes está cada vez mais facilitado. Podemos aprender por meio de outras pessoas, cursos, workshops, experiências de trabalho, palestras, textos, vídeos, sites, mídias sociais... Com o acesso à informação, podemos aprender sem sair de casa ou então em qualquer outro lugar, basta querer e se organizar para isso.

 

Mas devemos tomar cuidado com a quantidade de fake news que existem também, muitas informações falsas são divulgadas principalmente pela Internet, e muitas pessoas acabam utilizando essas informações de forma oportuna ou equivocada. Devemos sempre analisar de qual fonte a informação está vindo e se ela é confiável e válida. Muitos golpes, inclusive, são aplicados atualmente.

 

Podemos considerar também que o conhecimento é acumulado ao longo da vida, por meio da maturidade, das experiências, dos trabalhos e do aprendizado com os erros. Muitos falam que as pessoas com mais idade têm mais sabedoria e isso é verdade, porque elas já vivenciaram muito mais coisas que os jovens, por exemplo, e por isso já aprenderam bastante com a vida. 

 

Assim, podemos concluir que o conhecimento é fundamental, benéfico e transformador para cada um, que realmente faz a diferença em diversos aspectos da nossa vida. A facilidade do acesso ao conhecimento deve ser uma ferramenta muito bem aproveitada e utilizada, proporcionando muitas experiências e conquistas interessantes, tanto a nível individual quanto a nível organizacional. 

 

 

 


Jessica Takano: Administradora e docente de Administração com experiência no ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico. 

  • Jornada Pessoal