“Muitos gastam dinheiro que ainda não ganharam, comprando coisas de que não precisam, para impressionar pessoas de quem não gostam.” Will Smith

Jessica Takano
05/01/2021

FINANÇAS PESSOAIS é um assunto muito importante e que nunca sai de moda, não é mesmo? Afinal, a grande maioria das pessoas tem o interesse, a preocupação e o objetivo de cuidar do seu próprio dinheiro, recurso tão fundamental, limitado e escasso. Em relação a isso, você já chegou a fazer um PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL alguma vez na vida?

 

Podemos pensar em uma série de reflexões sobre esse tema, principalmente voltado ao consumismo. Você já pensou o quanto consome produtos ou serviços muito mais baseado em seus desejos do que em suas necessidades? O consumismo é um problema muito sério hoje em dia, tanto pelas questões de sustentabilidade quanto pelas questões de endividamento pessoal.

 

Vamos tratar um pouco sobre o conceito de planejamento financeiro então. O planejamento financeiro pode ser considerado uma análise dos ganhos e das despesas referentes a pessoas, organizações ou projetos. De acordo com o planejamento, é possível verificar quanto de dinheiro há disponível, quanto de dinheiro haverá em determinado período e quais serão os destinos desse dinheiro. Por exemplo, pode-se investir, guardar, aplicar, pagar ou comprar alguma coisa.

 

Ainda que não seja uma prática tão comum no nosso país, muitas pessoas conseguem, além de poupar, também investir o seu dinheiro. Isso é fundamental, porque irá contribuir para as condições pessoais futuras. Nunca sabemos como será o dia de amanhã, se continuaremos empregados, quando e quanto receberemos de aposentadoria, se teremos problemas de saúde, se precisaremos gastar altos valores com remédios e tratamentos, se outras pessoas vão depender de nós... Ou seja, ter dinheiro para o futuro é uma estratégia muito necessária e inteligente.

 

Mas infelizmente essa não é a realidade da maioria das pessoas, tanto pelo próprio consumismo e falta de planejamento financeiro, quanto pela falta de dinheiro mesmo. Muitas pessoas precisam gastar todo o dinheiro que recebem pagando suas contas básicas ou até não têm dinheiro suficiente para pagar tudo que precisam, gerando dívidas e mais dívidas.

 

Uma forma interessante de começar a buscar o planejamento financeiro é definir quais são os seus objetivos e metas financeiras, por exemplo: juntar 30 mil reais em 5 anos, comprar um determinado imóvel em 3 anos ou ter estabilidade financeira aos 40 anos. Claro que é essencial estipular objetivos realistas e alcançáveis, não adianta nada você querer juntar 200 mil reais em 1 ano, por exemplo, se você ganha 1000 reais por mês.

 

O hábito de anotar e registrar as coisas também é muito importante porque fica visível o que você gastou ou não. O cartão de crédito, por exemplo, pode ser traiçoeiro porque muitas vezes você perde a noção e o controle do quanto gastou, gerando dívidas absurdas, por isso é tão importante acompanhar as suas faturas diariamente. Dessa forma, você pode também analisar e refletir se gastou desnecessariamente com algumas coisas e pensar melhor na hora de realizar novas compras.

 

Outro ponto fundamental é não realizar compras muito caras com pressa e se possível, fazer pelo menos três orçamentos antes de efetivar a comprar. Na maioria das vezes você irá encontrar preços mais acessíveis e às vezes até qualidades melhores de produtos ou serviços. Além do fato de você poder negociar, caso encontre oportunidades melhores. Compras por impulso geralmente causam arrependimentos e gastos desnecessários. Aproveite a Internet a seu favor, com a possibilidade de fazer diferentes orçamentos de forma bastante rápida e prática.

 

Agora, ainda sobre isso, lembre-se também da frase tão conhecida: “às vezes o barato pode sair caro”. Caso você encontre um produto ou um serviço que esteja com um valor muito abaixo da média do mercado, é bom desconfiar se realmente vale a pena. Existem muitos itens falsificados, que não são o que parecem, golpes, fraudes, lojas “fantasmas” e pessoas oportunistas em sites de compra e venda, por isso é muito importante se certificar da confiabilidade das informações.

 

Outra questão essencial sobre finanças é a INTELIGÊNCIA FINANCEIRA, que se baseia em ter domínio sobre os ganhos, gastos e o dinheiro, naquela máxima de que você deve trabalhar para viver e não viver para trabalhar. Pessoas que gastam o que não têm com o que não precisam de fato, que fazem dívidas com altas taxas de juros, geralmente estão seguindo por um caminho errado e bastante complicado.

 

INTELIGÊNCIA FINANCEIRA significa considerar o futuro e ter um padrão de vida condizente com a sua renda atual, ou seja, utilizar de forma inteligente o dinheiro do qual tem acesso. Autodisciplina, autocontrole, objetividade, maturidade, organização e foco são alguns dos fatores que contribuem para o desenvolvimento da inteligência financeira.

 

E por fim, é válido destacar a importância do consumo consciente na nossa sociedade. Um consumo que se baseia no ato de fazer boas escolhas na hora de comprar, que levem em consideração a necessidade, o meio ambiente, a saúde, as relações sociais e as atividades trabalhistas. Além da melhora na questão financeira, o consumidor consciente também contribui significativamente para a sociedade, principalmente pensando nos fatores de sustentabilidade. E então, como estão as suas FINANÇAS PESSOAIS atualmente? E como isso tem impactado a sua vida e o seu entorno?

  • Jornada Pessoal