“Riqueza é o que você acumula e não o que você gasta.” - Thomas J. Stanley

Jessica Takano.
23/03/2021

 

Com certeza já pensamos várias vezes em como será a nossa aposentadoria, não é mesmo? Todos se preocupam de alguma forma em como será o futuro, como será a situação financeira, se haverá um lugar para morar, se haverá como se sustentar, se haverá saúde, se haverá dinheiro para cuidar da saúde... ou seja, uma imensidade de questionamentos e preocupações sobre o assunto.

 

Realmente essa deve ser uma questão bastante analisada e planejada na nossa vida, afinal, quando envelhecemos o dinheiro se torna ainda mais necessário. Tratamentos, remédios, cuidados... e geralmente mais dificuldades para trabalhar. Como podemos então nos planejar para a aposentadoria? Quais são as opções que temos para nos planejar?

 

Para isso é fundamental ficar por dentro de informações que possibilitem um melhor planejamento à longo prazo. A opção mais comum e praticada de aposentadoria no Brasil é pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), considerada um direito social. As diferentes modalidades desse tipo de aposentadoria são:

 

- Aposentadoria por tempo de contribuição;

 

- Aposentadoria especial por tempo de contribuição (trabalhos relacionados a questões nocivas à saúde);

 

- Aposentadoria por idade;

 

- Aposentadoria por incapacidade permanente (mais conhecida como “aposentadoria por invalidez”, que envolve lesões ou doenças);

 

- Aposentadoria por idade de pessoa com deficiência;

 

- E aposentadoria por tempo de contribuição de professor(a).

 

Cada uma dessas modalidades de aposentadorias tem características específicas, e ocorrem em realidades diferentes. Assim, é importante verificar em qual você mais se enquadra e se informar quais são os requisitos necessários para conseguir a aposentadoria, lembrando que esses requisitos variam entre homens e mulheres, e também mudam de acordo com o tempo.

 

Além da previdência social, muitas pessoas acabam optando por investir na previdência privada. E inclusive muitas pessoas estão buscando essas novas alternativas para ter mais segurança, devido às condições cada vez mais difíceis da aposentadoria pelo INSS. Vejamos alguns benefícios da previdência privada então:

 

- Não há teto para o benefício, os valores dos resgates dependem do quanto foi contribuído ao longo da vida;

 

-  Há maior flexibilidade porque não há regras tão rígidas quanto às da previdência social. É possível resgatar todo o dinheiro de uma só vez, ou realizar resgates mensais;

 

- Não há necessidade de comprovar tempo de contribuição, o que facilita e otimiza os processos.

 

Assim, quando se opta pela previdência privada, é muito importante buscar uma corretora confiável e analisar criteriosamente quais serão as taxas, para decidir o que compensa mais. Outra boa opção para se pensar na aposentadoria são os investimentos, sempre buscando a diversificação da carteira, o que a torna mais segura.

 

Investir para a aposentadoria é investir a longo prazo, o que representa uma liquidez menor (demora para resgatar o valor investido). Por isso, deve-se selecionar bem os investimentos, com base em fundamentos, estudos, informações do mercado, informações da economia, informações globais e informações das empresas. Algumas opções de investimentos são:

 

- Tesouro Direto;

 

- Letra de Crédito Imobiliário (LCI);

 

- Letra de Crédito do Agronegócio (LCA);

 

- CDB (Certificado de Depósito Bancário);

 

- Fundos imobiliários;

 

- Ações.

 

Ou seja, há muitas opções hoje em dia além da previdência social, podemos inclusive dizer que elas são necessárias. É preciso cada vez mais planejar o futuro com diferentes alternativas para aumentar o nível de estabilidade e a segurança financeira. Por isso, estude as diferentes possibilidades que existem e invista em várias delas.

 

Comece a fazer isso o quanto antes, análise quais são as suas entradas, potencialize os seus ganhos, equilibre as suas despesas, quite as suas dívidas, realize aportes de investimentos regulares e cada vez maiores e crie rendas passivas (deixando o seu dinheiro trabalhar para você). Com certeza essas práticas farão toda a diferença no seu futuro.

 

 

 


Jessica Takano. Gerente Administrativa e Professora de Administração. Ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico.

  • Jornada Pessoal