“Escolhi chamar de modernidade líquida a crescente convicção de que a mudança é a única coisa permanente e a incerteza, a única certeza.” - Zygmunt Bauman

Jessica Takano.
24/03/2021

 

Você já ouviu falar do termo “Modernidade Líquida” do famoso sociólogo Zygmunt Bauman? Esse termo vem ganhando cada vez mais espaço na nossa sociedade porque realmente representa muito das nossas relações. Podemos entendê-lo como uma definição do tempo presente, que aponta para uma sociedade marcada pela liquidez, volatilidade e fluidez.

 

Diferentemente de uma sociedade sólida, com conceitos, estruturas e ideias mais rígidas, inflexíveis, imutáveis e com mais certezas, a sociedade líquida é marcada por muitas mudanças rápidas, imprevisibilidade, flexibilidade, superficialidade, menos comprometimento e menos contato.

 

Esse conceito pode ser aplicado em diversos contextos, como nas relações sociais, na economia, na política, na educação, na saúde, na cultura... e em especial no mundo do trabalho, da profissão e da carreira, como uma nova forma de se compreender o trabalho e se relacionar com ele, com mudanças cada vez mais constantes e visíveis.

 

Podemos perceber que as relações entre funcionários e empresas estão cada vez mais soltas, descompromissadas e transitórias. As gerações passadas ficavam anos e anos trabalhando na mesma empresa, inclusive muitas pessoas que só tiveram um único emprego, passaram a vida inteira trabalhando na mesma empresa.

 

Hoje em dia isso é muito diferente, o que mais observamos são pessoas ficando cada vez menos tempo na mesma empresa. Geralmente não queremos mais ficar fazendo sempre a mesma coisa. Até porque atualmente existem muitas possibilidades. E outra coisa que é bastante comum de acontecer é que muitos não seguem a profissão conforme a sua área de formação.

 

Muitos descobrem ao longo das experiências da vida que gostam de outras áreas, ou também acabam tendo boas oportunidades em outras áreas. As gerações mais jovens estão mais exigentes, buscam atividades mais prazerosas, querem encontrar coisas que fazem sentido e muitas vezes o que faz sentido hoje já não vai fazer sentido amanhã. Ou seja, buscamos um trabalho com significado e isso é algo muito mutável para nós.

 

Como se adaptar a tudo isso então? Como construir e gerenciar uma carreira sólida em meio à tanta liquidez? Como lidar com tantas adversidades profissionais nesse mundo instável? Podemos pensar em uma série de ações e comportamentos que contribuem para uma boa gestão de carreira, ainda que nesse contexto de imprevisibilidade. Vejamos alguns deles:

 

- Descobrir a área de atuação que gosta (e é normal não descobrir tão cedo) e se capacitar ao máximo sobre ela;

 

- Desenvolver um bom currículo, com bons cursos e boas experiências;

 

- Desenvolver a expressão e a comunicação;

 

- Ter bons relacionamentos interpessoais (geralmente a timidez e o nervosismo atrapalham bastante);

 

- Ter e demonstrar disponibilidade para o trabalho;

 

- Focar na organização, no planejamento e no controle;

 

- Desenvolver muita inteligência emocional;

 

- Informar-se e se atualizar constantemente;

 

- Prezar por um bom networking (rede de relacionamentos);

 

- Desenvolver e investir em diversas competências e habilidades;

 

- Ser um profissional dinâmico;

 

- Agir com ética e respeito;

 

- Aceitar fazer o que não gosta em alguns momentos (nem sempre faremos só o que gostamos);

 

- Saber separar o lado pessoal do profissional;

 

- Saber falar um segundo idioma, em especial o inglês;

 

- Entender de informática e tecnologia;

 

- Trabalhar com metas profissionais;

 

- Cumprir prazos;

 

- Compreender quais são os seus pontos fracos para melhorá-los;

 

- Compreender quais são os seus pontos fortes para potencializá-los;

 

- Estudar sempre.

 

Além desses pontos, poderíamos abordar inúmeros outros, mas esses já representam um grande passo em relação a uma boa gestão de carreira. O mundo tem se tornado cada vez mais difícil, instável e imprevisível. Entender o que é preciso para o desenvolvimento de carreiras em um mundo líquido é o que vai fazer você alcançar o tão desejado sucesso profissional.

 

 

 

 


Jessica Takano. Gerente Administrativa e Professora de Administração. Ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico.

  • Gestão e Estratégia