O tema EMPREENDEDORISMO não é propriamente um tema novo. Muito se fala, escreve e pesquisa a respeito do tema...

Indiara Beltrame
09/12/2020

O tema EMPREENDEDORISMO não é propriamente um tema novo. Muito se fala, escreve e pesquisa a respeito do tema. Apesar disso, ainda há muito a fazer, pois essa é uma temática muito rica e importante.

 

Pesquisas e estudos que tem como foco central o tema empreendedorismo sempre instigam a curiosidade de pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas. Esse interesse é perfeitamente justificado, uma vez que o conhecimento a respeito dos conceitos pertinentes à área e suas características são de extrema importância para entendermos os motivos de sucesso ou insucesso de alguns empreendedores, e consequentemente de seus negócios.

 

Aprender com erros, buscar acertos, são aspectos que povoam os pensamentos de qualquer pessoa que, em algum dia ou momento da vida pensou em empreender. Como eu posso ter certeza, se aquela ideia é válida, se o investimento vai valer a pena, será que vou ter sucesso? Se eu fracassar, como ficam as coisas?

 

O que todo futuro empreendedor gostaria de ter seria, certamente, uma passagem de ida e volta para o futuro, de maneira a dar, literalmente, um “pulinho” ali e ter certeza que deu tudo certo. Saber antecipadamente onde errou e como acertar.

 

Como isso, infelizmente, ainda não foi criado, fica a dica para os aspirantes a empreendedores: o que se pode e se deve fazer é investir em planejamento, preparação, qualificação, estudos... É suar a camisa, queimar as pestanas, carregar pedras, trabalhar dias e noites. Não tem atalho, mas tem ajuda! Buscar ajuda em profissionais com conhecimento, pois já experimentaram a passagem do tempo e podem contar como foi essa vivência do empreendedorismo em todas as suas perspectivas.

 

É inegável a relevância do empreendedorismo a qual está associada com os potenciais benefícios que a ação empreendedora acarreta. Por exemplo, o surgimento de novos negócios e criação de condições para um desenvolvimento econômico e social continuado em regiões carentes. No centro de tudo isso está o “indivíduo” empreendedor capaz de criar produtos, serviços, demandas e necessidades, novos formas de viver e consumir. Falar de empreendedorismo é falar de pessoas. Não, essas pessoas não têm poderes mágicos e nem vieram de uma galáxia distante, são gente como a gente.

 

O pesquisador Fernando Gimenez explica em seu artigo sobre Configurações Empreendedoras, que o empreendedorismo, sendo uma ação humana, é um fenômeno complexo que depende de interações entre pessoas e envolve a viabilização e articulação de recursos de diferentes tipos. Se abre então um mar de possibilidades, esse mar é revolto, e, não se pode mentir, oferece muitas armadilhas para os desavisados e distraídos. Empreendedorismo é coisa de “gente grande”, de pessoas de coragem, de profissionais capazes de se refazer, se reinventar, e começar o zero quantas vez for necessário. Pois como escreveu a poetisa Flora Figueiredo, “Pois que viver (empreender) não é entrar no mar onde dá pé, mas mergulhar com fé no maremoto”. Você só vai saber se tentar.

  • Desafio Empreendedor