Veja como ser resiliente e se tornar o gestor que o mercado deseja.

Redação | Sprint Pro
17/10/2022

É normal pensarmos que pessoas que ocupam determinados cargos de liderança já estão em um patamar de experiência que dispensa treinamentos e formações complementares. Pois, subtende-se que ele já domine tudo sobre determinado nicho. Mas estamos enganados. Para Simon Sinek, o bom líder é aquele que aprende a jogar, mesmo sem regras precisas, e mais que isso, sabe que não há linha de chegada ou vencedores, pois, o jogo nunca acaba.

 

Quando falamos em líderes do futuro, não cabe mais aquela figura inacessível, que fica isolado em sua sala. Embora o mercado já tenha chegado em um nível alto no quesito tecnologia, por trás de todas as operações existem pessoas. Então, uma das ferramentas mais importante para um gestor de alto nível é a empatia.

 

Observando tal movimento, o desenvolvimento das soft skills tem sido um ponto muito relevante dentro das organizações. Mais que habilidades técnicas, um novo líder precisa desenvolver suas habilidades psicológicas. Nesse sentido, o aperfeiçoamento dessas competências pode auxiliar o gestor a agir de maneira assertiva em todas as fases do ciclo de seu liderado dentro da empresa: recrutamento, treinamento e reconhecimento.

 

Como o mercado de trabalho está cada vez mais volátil, é normal que muitas pessoas estejam ocupando precocemente uma posição de liderança, e a mudança de mentalidade que essa transição necessita é algo que precisa ser trabalhado nesse “novo líder”. É sair de uma visão de execução e passar a ter um pensamento estratégico, fazendo a gestão de pessoas e também gestão do tempo.

 

Esse indivíduo que estava acostumado a alcançar resultados através de ações individuais, agora precisa atingir metas a partir de uma equipe. A maneira mais fácil e eficiente de alcançar os resultados esperados é enxergar seus liderados de forma individual e saber identificar quais os pontos fortes de cada um, para que o resultado supere as expectativas. Nesse momento o gestor precisará exercitar a empatia, pois saber entender as emoções do outro é a chave para extrair o melhor de cada um.

 

De forma sintética, um líder de excelência precisa estar aberto às transformações do mercado e se colocar em uma posição de aprendizado contínuo.

 

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