“Não há uma empresa permanentemente grande, mas há permanentemente grandes movimentos estratégicos”. W. Chan Kim

Indiara Beltrame
14/09/2020

“Não há uma empresa permanentemente grande,

mas há permanentemente grandes movimentos estratégicos”.

W. Chan Kim

 

Para mim, um dos personagens mais icônicos do cinema mundial é o Capitão Jack Sparrow da franquia Piratas do Caribe. Você pode me perguntar o porquê? E mais do que isso, estar imaginando o que isso tem a ver com PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, ESTRATÉGIA E EXECUÇÃO, mas calma, não chegue a nenhuma conclusão ainda, vamos navegar juntos nesses temas.

 

Recentemente, li em um livro que o trabalho de um técnico de futebol é uma das formas mais simples de ilustrar o que é o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Eu discordo! Eu também não quero que você pense que o que ilustraria o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO seria o “trabalho de um pirata”. Não de qualquer pirata, mas do Capitão Jack Sparrow.

 

Vamos a algumas curiosidades a respeito desse emblemático personagem. Você sabia que o ator Johnny Depp não foi a primeira opção de ator para interpretar o personagem? Que o Capitão foi inspirado em um pirata de verdade, e que o ator Johnny Depp foi um dos maiores responsável pela composição do personagem? E sabia que o Capitão Jack Sparrow não era para ser o personagem principal da franquia?

 

Vou repetir: Não era para ser o personagem principal. Além desses fatos serem super interessantes, pelo menos para mim, eles mostram que o que ilustra o que é PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, ESTRATÉGIA E EXECUÇÃO é o trabalho ímpar realizado pelo ator Johnny Depp, que construiu um personagem tão influente, e com tamanha importância que ganhou vida e relevância para além do que foi criado para ser.

 

É por isso que o que melhor ilustra e representa o papel da ESTRATÉGIA é o personagem criado e personificado Capitão Jack Sparrow. O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO envolve a realização de etapas que não se restringem tão somente à definição de objetivos e formulação das estratégias. Mas o processo de planejamento estratégico abarca a análise da situação interna e externa da organização, e partir dessas, se desenha os objetivos e as estratégias.

 

Construir um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO eficaz e eficiente, passa pelo estabelecimento de objetivos bem construídos, planos bem desenhados, articulados e capazes de fazerem com que a organização atinja a missão que moveu a sua criação, materialize a visão de um futuro o qual ela se destina e institucionalize os princípios e valores que lhe são importantes.

 

Pensando assim, pode parecer simples, mas a complexidade do Planejamento Estratégico, perpassa pela armadilha de pensarmos que esse é um caminho fácil, que as águas são calmas. Mas não são!

 

Nas águas tortuosas da atualidade, ter um Capitão Jack Sparrow no comando do navio não é má ideia. Imagine seus concorrentes, literalmente morrendo de medo desse Capitão, cujas ações eram tão surpreendentes, como eficientes. Quem assistiu ao filme (se você não assistiu #ficaadica) sabe, que em muitos momentos, não ficava claro se o que ele fazia era proposital ou planejado, mas no fim, os planos davam certo e ele acabou por se tornar o pirata mais querido do cinema mundial.

 

Mas eu fico pensando que Johnny Depp não construiu esse personagem ao caso, ou por acaso. Ele foi, no mínimo, extremamente estratégico, inteligente, planejou muito e, sem dívida, executou sua estratégia com maestria. As empresas, os empreendedores, os gestores das organizações, certamente sonham com a estratégia perfeita, que os tornaria protagonistas, personagens principais. Isso me lembrou a frase de Alvin Toffler “Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém”. Ter estratégia própria requer inovação, requer diferenciação, requer coragem de ser diferente, de muitas vezes errar, recomeçar e não ter medo da crítica.

 

Você pode até não gostar de piratas, mesmo os dos filmes, mas temos que admitir que o personagem Capitão Jack Sparrow marcou uma geração, vive nos sonhos e fantasias de muitas crianças e, inegavelmente, é um mestre da estratégia que conseguiu alcançar todos os seus objetivos. Atualmente mora em um Resort, no mundo mágico da Disney, colhendo os frutos do trabalho que executou. Agora é com você! Como está seu planejamento estratégico? Já passou da hora de começar. Faça o seu planejamento, monte sua estratégia, antes que, algum “pirata” faça por você.

 

  • Gestão e Estratégia