“Diversidade é sobre todos nós, e sobre termos que descobrir como andar por este mundo juntos.” Autor desconhecido

Jessica Takano
23/12/2020

Você já reparou que hoje em dia ouvimos falar constantemente sobre vários tipos de DIVERSIDADE? Diversidade cultural, diversidade de opiniões, diversidade religiosa, diversidade política, e sobre diversidade organizacional? Realmente é um tema bastante atual porque muitas pessoas estão cada vez mais preocupadas com questões relacionadas a isso, como inclusão, ética, respeito, direitos humanos, desigualdade social, transformações na sociedade e quebras de paradigmas.

 

Nosso foco está na inclusão e na diversidade organizacional, áreas essas que poderíamos discutir sobre uma infinidade de questões. Separamos então duas dessas questões, bastante relevantes para pensamos um pouco mais sobre o tema, são elas: RESPONSABILIDADE SOCIAL E CULTURA ORGANIZACIONAL INCLUSIVA.

 

Geralmente os principais objetivos de uma empresa são a lucratividade e a produtividade. Mas para se conseguir isso, são necessários muitos outros fatores. E a responsabilidade social é um deles. A responsabilidade social abrange várias áreas, como a ambiental, a cultural, a educacional, a financeira e principalmente, as questões sociais em si. Uma organização pode contribuir com a sociedade e a comunidade com projetos de educação, conscientização, saúde, e trabalhando com a qualidade de vida e o desenvolvimento dos seus próprios funcionários.

 

Quando olhamos para o quadro de funcionários de uma empresa, podemos encontrar pessoas de diferentes idades e perfis. Mas é comum também observar empresas apenas com funcionários mais jovens, ou empresas que possuem a maioria de funcionários homens. Mas tratando da importância da inclusão e da diversidade, é essencial que as empresas prezem por diferentes perfis na sua equipe. Pessoas diferentes tendem a somar, a trazer novas ideias, e a ter diferentes perspectivas sobre as coisas, contribuindo para o todo.

 

Um fator muito importante para as questões sociais, organizacionais e éticas é a reinclusão da terceira idade no mercado de trabalho. Você já deve ter observado em algumas empresas a presença de funcionários com idades mais avançadas. Isso pode ocorrer em duas situações geralmente: ou a pessoa já trabalha há anos no local, ou a empresa tem uma política de incluir pessoas idosas na sua equipe.

 

Aqui cabe uma reflexão. Ainda que parte das funções organizacionais exijam um conhecimento técnico muito específico, envolvimento com a tecnologia, adaptações a mudanças repentinas e aprendizados rápidos, que na maioria das vezes são mais difíceis para idosos, é importante que a possibilidade dessa contratação seja considerada. A CULTURA ORGANIZACIONAL INCLUSIVA traz muitos benefícios para a organização, porque possibilita o desenvolvimento de habilidades de resolução de conflitos e motiva os colaboradores a melhorarem suas posturas referentes à diferença e à diversidade.

 

Muitos idosos ainda possuem capacidades laborais ativas e por conta da falta de oportunidades acabam por exemplo entrando em depressão, sofrem de solidão, abandono e doenças físicas por não desenvolverem atividades práticas e dinâmicas. Dessa forma, caso determinada empresa tenha condições de empregar idosos, essa postura pode ser vista de forma bastante positiva para a empresa em si, para a percepção dos clientes e para a sociedade em geral, sendo considerada uma postura ética e que beneficia aspectos sociais.

 

Para isso, é importante que a organização esteja preparada para acolher a diversidade, o que está muito relacionado ao trabalho com a cultura organizacional, que são os valores, as crenças e os hábitos que a empresa e a sua equipe prezam. Não adianta a empresa querer contratar pessoas com deficiência física, por exemplo, apenas para usarem isso como propaganda, com o intuito de querer passar uma imagem de que é inclusiva e pratica a responsabilidade social se de fato não se preparou e não se estruturou para receber essas pessoas na empresa.

 

As mudanças organizacionais devem ser trabalhadas de forma eficiente, com adaptações, diálogos, treinamentos e conscientizações, e isso leva um tempo, não acontece do dia para a noite. Além de preparar a equipe, também é necessário planejar a estrutura física da empresa, observando se ela está adaptada, com boa acessibilidade e disposição adequada do seu layout (espaços da empresa), por exemplo.

 

É importante também direcionar a vaga de acordo com as atribuições condizentes com as possibilidades das pessoas. Por exemplo, um cargo que envolva muitas mudanças, tecnologia e inovação, talvez não se enquadre muito bem para um funcionário da terceira idade, assim como um cargo que exija muita locomoção não seja ideal para uma pessoa que utilize cadeira de rodas. Por isso, é preciso se planejar muito bem para a inclusão e a diversidade organizacional, desde o recrutamento (atração de candidatos para uma vaga), seleção (escolha do candidato para a vaga) até a integração (adaptação do candidato escolhido à empresa).

 

Assim, podemos afirmar que incluir pessoas e trabalhar com a diversidade são posturas extremamente essenciais na nossa sociedade, que têm muito a contribuir com oportunidades a pessoas que geralmente são excluídas por conta de suas condições incomuns. E cabe a cada um de nós também, individualmente enquanto cidadãos, apoiarmos e valorizarmos essas práticas, afinal, “diversidade é sobre todos nós, e sobre termos que descobrir como andar por este mundo juntos”.

  • Employee Experience