Aprenda a inspirar pessoas para obter uma equipe mais motivada e produtiva.

Redação | Sprint Pro
27/05/2022

Uma das funções mais complexas no mundo corporativo com certeza é a de líder. Além disso, mais que estabelecer e solucionar demandas, é preciso fazer uma perfeita gestão de pessoas. Se formos levar ao pé da letra o significado da palavra líder, chegaremos a uma figura que remete autoridade máxima, mas sabemos que esse conceito já não cabe mais em um mercado de trabalho inovador.

Aquela cultura de liderança centralizada, ditatorial, sem compartilhar saberes, já está mais que ultrapassada. E seja qual for seu modelo de negócio, se o papel do líder for visto como meramente um cargo e não uma habilidade, isso tende a comprometer o desenvolvimento de toda a empresa.

 

A palavra de ordem da vez é “liderança inspiracional”. Mas como seria esse formato de liderança?

Estamos mais familiarizados com um modelo de liderança motivacional, porém, mais que motivar, em uma liderança inspiracional o líder deve engajar o colaborador não somente com as demandas da empresa, mas fazer com que ele tenha o empoderamento necessário para identificar suas habilidades e potencializá-las, refletindo melhorias em todas as áreas da vida.

Um colaborador inspirado é 55% mais produtivo, já que ele se sente mais pertencente ao ambiente de trabalho.

 

Como se tornar um líder inspirador?

O primeiro passo para quem deseja exercer uma liderança mais inspiracional é melhorar a comunicação, para que ela possa ser um fio condutor de boas ideias e ações.

Ser empático também é uma característica muito importante e saber entender o colaborador, para extrair o melhor de cada um, com certeza é um diferencial. Além disso, é importante que o líder olhe para si, entenda suas limitações para que possa estar sempre em constante evolução.

A verdade é que não existe uma fórmula mágica para ser um bom líder, sendo preciso acompanhar e entender as tendências e necessidades do mercado, bem como às necessidades de seus liderados.

Uma última dica, mas não menos importante, é buscar capacitação. Você pode começar com o curso “Preparando líderes para o futuro”!

  • Jornada Pessoal