“Mídias sociais são canais de relacionamentos. Relacionamentos são negócios disfarçados.” - André Damasceno

Jessica Takano.
17/03/2021

 

Atualmente podemos dizer que o Marketing Digital virou febre, não é mesmo? Muitas empresas, marcas e pessoas têm utilizado essa ferramenta muito eficiente e prática, que permite uma interação com o público muito maior porque a maioria das pessoas está conectada praticamente o dia todo.

 

Utilizamos a Internet para pesquisar, para nos informar, para nos comunicar, para nos entreter, para estudar, para trabalhar... Ou seja, se a Internet é um lugar em que estamos diariamente e por boa parte do dia, por que as empresas não iriam aproveitar essa oportunidade? Empresas que ainda não utilizam o Marketing Digital com certeza estão perdendo muitos negócios.

 

Antigamente muitos liam jornal, assistiam televisão e ouviam rádio com mais frequência, por exemplo. Hoje em dia essas mídias caíram um pouco em desuso, dando mais espaço às mídias sociais, e por isso as empresas devem acompanhar essas mudanças e aproveitá-las da melhor maneira possível.

 

Imagine hoje em dia ficar investindo em panfletos? Não faz muito sentido, porque além de ser ultrapassado ainda prejudica o meio ambiente. Até nisso os clientes estão mais atentos, em como os negócios lidam com as questões relacionadas à sustentabilidade. Conteúdos digitais contribuem muito com isso.

 

Podemos inclusive fazer algumas analogias sobre isso. Já imaginou uma empresa utilizar apenas cartas no lugar de e-mails? Já imaginou uma empresa utilizar apenas máquinas de escrever no lugar de computadores? Ou ainda, utilizar apenas ligações no lugar de WhatsApp? Seria a mesma coisa que utilizar apenas panfletos no lugar de posts. As adaptações às demandas, aos diferentes perfis e à tecnologia são muito necessárias e estratégicas.

 

Outra questão importante é que quem trabalha com Marketing Digital deve constantemente desenvolver e gerar conteúdo, como fotos, vídeos e textos. As fotos devem ser bonitas e de boa qualidade, os vídeos devem ter um tempo de duração razoável e serem bem editados e os textos devem ser bem escritos e claros. Investir na identidade visual da marca também é uma excelente estratégia.

 

Vamos falar um pouco então sobre os diferentes canais de comunicação digital disponíveis hoje em dia? São inúmeras opções que existem e elas podem ser muito bem exploradas em prol do seu negócio. Vamos ver algumas delas:

 

 

  • Website: Um site específico do seu negócio, em que o cliente pode conhecer melhor a empresa, a marca, ver fotos, consultar produtos e serviços, valores, interagir, comprar... Assim, é muito importante para divulgar informações sobre a empresa e disponibilizar um canal com um chat, para que o cliente possa tirar dúvidas e se comunicar.

 

  • LinkedIn: Essa plataforma apresenta diversas funcionalidades. Com um caráter mais formal e profissional, possibilita contatos profissionais, oportunidades de trabalho, recrutamentos, acessos e postagens a assuntos específicos da área de interesse, e principalmente, desenvolvimento do marketing digital pessoal, tornando o seu perfil mais visível a públicos da sua área

 

  • Instagram: Diferentemente do LinkedIn, essa plataforma tem um caráter mais informal, mais descontraído e pessoal. Porém, muitas empresas, marcas e pessoas aproveitam bastante a popularidade dessa mídia para divulgar e fazer muitos negócios. Provavelmente você já comprou pelo Instagram ou fez consultas sobre produtos e serviços, não é verdade?

 

Além desses três exemplos, poderíamos citar diversos outros, como o Facebook, o Twitter, o Google, o Youtube... Cada plataforma tem a sua especificidade e é mais adequada para determinado objetivo. É importante que as pessoas façam o uso delas de forma equilibrada, gerando conteúdos pertinentes e com uma frequência ideal (nem tão pouco para não ser bem aproveitada, nem muito para não saturar o público).

 

Dessa maneira, para ter bons resultados na área de Marketing Digital deve-se sempre estudar sobre o campo de atuação, construir boas estratégias digitais, desenvolver o posicionamento da marca, conhecer e se aproximar do seu público, trabalhar bons conteúdos e fazer o acompanhamento diário das ações e dos seus resultados, analisando constantemente o andamento das estratégias.

 

 

 


Jessica Takano. Gerente Administrativa e Professora de Administração. Ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico.

  • Marketing Estratégico