“Não construa links. Construa relacionamentos.” - Rand Fishkin

Jessica Takano.
03/08/2021

Dentre tantas possibilidades de estratégias no mundo dos negócios, com certeza o marketing digital é uma das mais interessantes da atualidade. Neste texto vamos discutir algumas de suas principais vantagens, analisando e enfatizando a importância das empresas desenvolverem essa área.

 

1) Um número bastante elevado da população está constantemente conectada: isso significa que o canal de comunicação com os potenciais clientes é a Internet, ou seja, é uma das maneiras mais eficientes de abordá-los.

 

2) Além de estarem conectadas constantemente, as pessoas realmente absorvem conteúdos das mídias sociais: seja por interesses pessoais ou profissionais, as pessoas buscam informações para decisões de consumo e também são influenciadas inconscientemente pelo o que visualizam.

 

3) Diferença de gerações: ainda que as gerações com mais idade não sejam tão conectadas, uma parcela dessa população tem adquirido também o hábito de utilizar a Internet. E paralelamente a isso, as gerações mais jovens e as que estão chegando, já estão praticamente totalmente conectadas. 

 

4) Potencialização: o marketing tradicional já apresentava inúmeras vantagens e benefícios para os negócios. Se associarmos com o marketing digital, essas vantagens e benefícios potencializam-se ainda mais.

 

5) Tamanho da empresa: o marketing digital pode ser desenvolvido por empresas de qualquer porte: micro, pequena, média e grande, e também por profissionais autônomos.

 

6) Velocidade de implementação: assim que uma empresa decide investir em marketing digital, a sua implementação pode ser rapidamente desenvolvida, desde que haja um profissional ou uma equipe eficiente para isso.

 

7) Velocidade de verificação dos resultados: a partir do momento que o marketing digital é implementado, é possível observar seus resultados de maneira instantânea, devido aos relatórios gerados pelas plataformas da área em tempo real.

 

8) Precisão dos resultados: além da verificação dos resultados ser ágil, é possível analisá-los de maneira bastante precisa, com relatórios, números de visualizações, comentários, compartilhamentos, interações e engajamento.

 

9) Possibilidades de plataformas: atualmente é possível escolher inúmeras opções de aplicativos, programas, softwares e mídias para o desenvolvimento do marketing digital. Cabe à empresa selecionar o que for mais conveniente para o seu modelo de negócio, levando em consideração o seu público-alvo.

 

10) Disponibilidade de cursos na área: além dos cursos de graduação e especialização na área de marketing, existe hoje em dia uma infinidade de cursos de curta duração. Além disso, há muito material e conteúdo disponível, que podem ser estudados de maneira autodidata pelos interessados.

 

11) Pouca necessidade de investimento: claro que quanto maior for o investimento na área de marketing, maiores serão as possibilidades de retorno. Porém, também é possível ter resultados com investimentos mais acessíveis, desde que bem desenvolvido e bem trabalhado.

 

12) Feedback dos clientes: a partir do marketing digital também é possível se comunicar com os clientes de maneira mais eficiente. Com a aproximação e a interação que as mídias sociais permitem, as pessoas se sentem mais à vontade para entrarem em contato com as empresas.

 

 

 

Bom pessoal, neste texto foi possível listar 12 vantagens relacionadas ao marketing digital. Pode ter certeza que existem mais inúmeras além dessas. Quanto mais você conhecer e se aprimorar nessa área, maiores condições de obter resultados você terá. Aproveite as possibilidades, cursos, materiais, vídeos, textos e conteúdos que existem atualmente para se desenvolver cada vez mais.

 

Quer estar por dentro de todos os benefícios do Marketing Digital para seu negócio? Confira o curso Marketing Digital da nossa escola de gestão.

 

 

 

 

 

 

 


Jessica Takano. Administradora e docente de Administração com experiência no ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico.

  • Inovação e Disrupção