Unindo o mundo real ao virtual, o metaverso promete revolucionar o marketing digital.

Redação | Sprint Pro
11/04/2022

Tido como uma das grandes apostas para os próximos anos, o metaverso promete revolucionar o mercado como um todo, trazendo novas configurações principalmente para o Marketing Digital.

 

O que é metaverso?

 

Sabe aqueles efeitos do filme Matrix que você sempre sonhou experimentar? Pois bem, o metaverso é quase isso. Em linhas gerais, se trata do nome dado para a ciberexperiência, em que tecnologias de última geração possibilitarão ao usuário vivenciar práticas em realidade aumentada.

A intenção é unir o melhor dos dois mundos, o real e o virtual, fazendo com que, em um espaço coletivo, pessoas possam criar e interagir por meio da realidade virtual.

 

Como o Marketing Digital será impactado com o metaverso?

 

Assim como aconteceu com outras tecnologias, a frase clichê “quem chega primeiro bebe água limpa” tem se mostrado real no mundo dos negócios. Então, empresas do mundo todo já estão se atentando para descobrir como seu produto pode impactar pessoas no metaverso.

Para isso, as marcas devem fazer a lição de casa corretamente, deixando seu posicionamento bem definido, tanto em relação aos produtos quanto à filosofia. As empresas precisam levar em conta sobretudo as personas que desejam atingir e, através disso, as marcas poderão influenciar a maneira que as pessoas trabalham, jogam, se divertem e, principalmente, consomem.

 

Como o consumidor receberá essa mudança?

 

Hoje o consumidor está cada vez mais ativo e analítico para fazer suas escolhas. Com a chegada do metaverso, sua marca poderá criar estratégias de impacto durante toda a jornada do cliente: topo, meio e fundo de funil.

 

Essa tecnologia será capaz de romper barreiras geográficas, fazendo com que seu cliente possa ter experiências reais com seu produto ou serviço, independente do local em que ele esteja.

 

Desta forma, ao invés de visualizar atores e modelos utilizando os produtos desejados, ele poderá se colocar como protagonista da ação e, assim, ter a possibilidade de fazer escolhas mais assertivas.

 

Será possível, por exemplo, que o consumidor visualize uma roupa que deseja comprar, em seu próprio corpo, assim como enviar a sugestão para que os amigos deem sua opinião.

 

Meu nicho será impactado pelo metaverso?

 

Em algum momento, é provável que muitas tecnologias usadas diariamente dentro da sua rotina de trabalho você julgou não ser preciso. Assim, com o passar do tempo, os recursos disponibilizados pelo metaverso serão tão relevantes quanto as propagandas de rádio, TV ou internet.

 

Se sua empresa já trabalha com o marketing digital, certamente será impactada pela realidade aumentada mais rápido do que você pensa. Neste caso, será preciso que os arquitetos digitais interfiram neste caso, para usar a criatividade e criar melhores experiências para o cliente. As possibilidades são ilimitadas.

 

 

E aí, sua empresa já começou se preparar para essa nova maneira de fazer marketing digital? Confira o curso Comunicação em Negócios Virtuais da nossa escola de gestão e comece agora mesmo melhorar sua presença no digital.

  • Employee Experience