“Tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade.” - Albert Einstein

Jessica Takano.
14/06/2021

 

Nos últimos tempos a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço na nossa sociedade. Tanto nas nossas atividades pessoais e rotineiras quanto nas atividades corporativas e empresariais. São inúmeros os benefícios observados pelo desenvolvimento da tecnologia, que só tende a crescer daqui para frente.

 

Pensando em seus diferentes benefícios, podemos destacar:

 

 

- Praticidade nas relações de trabalho: podemos nos comunicar de diferentes lugares e em tempo real, acompanhar atividades de maneira remota e conduzir reuniões com grande eficiência;

 

 

- Gestão de dados: com softwares e programas específicos, podemos agrupar uma infinidade de dados, filtrá-los e utilizá-los de forma ágil para diversas situações organizacionais;

 

 

- Alcance do público: com as mídias sociais podemos divulgar produtos e serviços, nos relacionar com os clientes e desenvolver a nossa marca por meio de recursos muito mais acessíveis e expansivos;

 

- Formas de atendimento/pagamento: atualmente temos inúmeras possibilidades de atendimento, por mensagem, por chamada, por vídeo chamada, assim como formas de pagamento diversas, como parcelamentos, boletos, cartões, PIX...

 

 

Ou seja, cada vez mais a tecnologia vai influenciando em novas formas de se trabalhar e se desenvolver, criando inúmeras facilidades e disponibilizando recursos modernos para o aprimoramento de práticas. As empresas devem então estar por dentro das novidades e investir no que for útil e interessante para o seu contexto.

 

Outro fator importante é que as empresas devem balancear e equilibrar os investimentos na tecnologia de uma maneira geral. Não se deve focar apenas na área de Marketing, por exemplo, e deixar a desejar na área de Produção. Muitas empresas focam muito nas vendas, mas não na qualidade em si do que oferecem.

 

Encantar o cliente com propagandas enganosas é um tiro no pé, porque além dele comprar uma única vez, ainda vai se sentir enganado e frustrado em relação à marca ou à empresa. Por isso, o esforço e investimento tecnológico deve ser bem planejado e estruturado, de forma que eleve o nível da empresa como um todo.

 

O mercado atualmente está muito competitivo e as empresas que não saírem na frente, não terão chances frente aos concorrentes. Por isso é tão importante se capacitar, estudar, verificar o que as outras empresas estão fazendo, ouvir com atenção os feedbacks dos clientes e promover estratégias assertivas para o melhoramento constante do processo empresarial.

 

Além dos benefícios da tecnologia, é muito importante que as empresas estejam atentas também aos problemas gerados por ela, como por exemplo:

 

- Excesso de informação;

 

- Dificuldade de adaptação aos novos processos e recursos;

 

- Aceleração dos processos de forma exaustiva;

 

- Distrações;

 

- Mudanças comportamentais;

 

- Utilização de mídias sociais particulares no ambiente de trabalho;

 

- Cobranças e pressões por cada vez maiores números de produtividade;

 

- Problemas psicológicos;

 

- Desgastes emocionais.

 

É papel dos gestores se preocuparem com os seus funcionários, de maneira que além do desempenho em si, se observe a saúde e o nível de satisfação com o trabalho. Funcionários saudáveis e motivados tendem a produzir muito mais. Além de se manterem mais fiéis à empresa e desenvolverem um sentimento de pertencimento.

 

Falando sobre saúde, vale destacar o quanto essa área tem evoluído com os recursos tecnológicos. A telemedicina hoje é um ramo que tem crescido muito e que com certeza tem trazido grandes benefícios para a população de uma maneira geral. A otimização dos processos, a precisão de diagnósticos e o maior alcance de atendimentos são alguns dos benefícios percebidos por meio da telemedicina.

 

Ou seja, observa-se que o desenvolvimento da tecnologia realmente é um caminho sem volta e que deve ser bem explorada e aproveitada. Conforme o tempo passa, a sociedade vai se transformando constantemente e cabe a nós, enquanto profissionais, nos adaptarmos a ela, de preferência de forma saudável e equilibrada.

 

O quão preparado você está para esses avanços tecnológicos? Confira o curso Transformação Digital: se prepare para um novo mundo da nossa Escola de Gestão e comece agora mesmo investir no seu sucesso profissional.

 

 


Jessica Takano. Administradora e docente de Administração com experiência no ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico.

  • Inovação e Disrupção