Se olharmos os sinônimos do verbo consumir, veremos que consumir é o mesmo que destruir.

Redação | Sprint Pro
12/05/2022

Muito se fala em consumir de forma consciente e sustentável. Mas como devemos nos adequar a isso?

O Instituo Akatu de Consumo Consciente nos coloca 6 perguntas que devemos realizar antes de consumir.

Você consegue responder todas estas perguntas pensando no último produto/serviço que você comprou?

 

Por que comprar?

O que comprar?

Como comprar?

De quem comprar?

Como usar?

Como descartar?

 

Consumir requer esforço pessoal e emocional

 

Determinados produtos ou serviços requerem um esforço de compra diferenciado, e este processo nem sempre se faz de forma automática, como comprar pão na padaria.

Comprar uma casa, por exemplo, requer meses de pesquisa, contato com pessoas, tempo para visitar imóveis, cálculos para possibilidades de pagamento, e toda uma gama de processos emocionais envolvidos nesta aquisição.

Por isso, cada compra tem seu grau de importância e traz consigo aspectos emocionais que interferem na sua escolha.

 

 

Qual a diferença entre compra e consumo?

 

Parece a mesma coisa, mas não é! É importante a gente diferenciar alguns termos: comprar não é o mesmo que consumir. Comprar é realizar uma troca. É obter a propriedade de algo.  Consumir é o ato da utilização de algo comprado. Portanto, compramos um produto ou serviço, para consumi-lo. Se olharmos os sinônimos do verbo consumir, veremos que consumir é o mesmo que destruir, que causar dano ou perder. Será que esses significados já querem nos dizer alguma coisa?

 

 

Como tornar meu consumo consciente?

 

Sendo então o consumo tanto a compra, quanto o uso e consequentemente o descarte, de que forma eu colaboro com tudo isso?

Para ser um consumidor consciente é necessário se manter atento a todas as fases deste processo. Para isso elaboramos algumas dicas para tornar seu consumo mais consciente:

  1. No ato da compra observar informações sobre o fabricante. Matéria-prima e mão de obra utilizada para a fabricação do produto. A logística reversa e os sistemas produtivos utilizados pela empresa também devem ser observados pelo consumidor consciente. Fique atento as empresas que você escolhe!
  2. Durante o consumo dos produtos e serviços, principalmente conter o desperdício, e evitar comprar bens e serviços desnecessários. Foco na utilidade e não na futilidade!
  3. O descarte talvez seja a ponta mais visível do consumo consciente. O descarte, é o maior legado deixado pelo consumo, e esse legado não tem sido nada positivo. Recicle, separe e dê a destinação correta para o seu lixo e seus resíduos. Mais do que uma obrigação, reciclagem é uma necessidade!

E principalmente lembre-se: consuma para viver e não viva para consumir!

Diante disso, te pergunto: o que você vai mudar no seu próprio processo de consumo?

Conheça o curso Marketing Verde como Caminho para se Diferenciar no Mercadoda nossa escola de gestão. Ele pode ser o pontapé que sua empresa precisa.

  • Inovação e Disrupção