“Insanidade é esperar resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas.” - Albert Einstein

Jessica Takano
23/02/2021

Muito provavelmente em algum momento da sua vida você já teve uma boa ideia para um negócio, não é mesmo? Pode ter sido uma ideia simples, como vender bolos e tortas, ou pode ter sido uma ideia complexa, como uma grande empresa com muita tecnologia, por exemplo. A verdade é que apesar de nem todos se tornarem empreendedores de fato, muitos pelos menos já pensaram no assunto.

 

Podemos diferenciar aqui dois conceitos interessantes relacionados a essas ideias, o conceito de invenção e o conceito de inovação. Quando falamos em invenção consideramos mais o ato de se ter uma ideia, que pode ser boa ou ruim. Quando falamos em inovação, a ideia realmente é colocada em prática e consegue explorar comercialmente um mercado, ou seja, existe a venda e o lucro sobre essa ideia.

 

Assim, por mais que as ideias e a criatividade sejam processos importantes, de nada adianta apenas ter boas ideias, é necessário que elas sejam colocadas em prática. E para isso existem vários caminhos, ferramentas, métodos, técnicas e estratégias. A área da Administração e do Empreendedorismo são fundamentais para desenvolver essas etapas e contribuem bastante com conhecimento, teoria e prática.

 

Você já ouviu falar sobre Business Plan ou PLANO DE NEGÓCIOS? Sobre a metodologia CANVAS? Sobre DESIGN THINKING? Sobre PRODUTO MÍNIMO VIÁVEL? Existem uma infinidade de métodos que podem ser trabalhados e desenvolvidos para que a ideia de um negócio seja melhor estruturada. São formas de se planejar, de se preparar e de verificar as chances de sucesso. Aplicar essas ferramentas não significa 100% de certeza de sucesso, mas diminui bastante as possibilidades dos erros.

 

Vamos falar um pouquinho então sobre cada um desses quatro métodos citados, lembrando que existem muitos outros além deles, mas destacamos aqui para vocês alguns dos principais.

 

Business Plan ou Plano de Negócios: Estudo de viabilidade de um projeto, em que se analisa principalmente as áreas operacionais, mercadológicas e financeiras relacionadas a ideia inicial. Esse projeto pode tanto ser um novo empreendimento quanto uma nova ação em uma organização já existente. Proporciona estudar o mercado, produtos, serviços, empresas, marcas, concorrentes, fornecedores, parceiros, potenciais clientes, entre outros. Ao se compreender sobre diversos fatores presentes no mercado, possibilita-se definir se o negócio é viável ou não, ou seja, se vale a pena investir nele. Caso não seja viável, é muito mais prudente não investir para não perder tempo e dinheiro, recursos tão limitados.

 

Canvas: Também conhecido como "Quadro de modelo de negócios", possibilita o gerenciamento estratégico de uma ideia, com o desenvolvimento e o esboço de um modelo já previamente definido. Pode ser considerado um mapa visual para que se organize cada área do negócio. Observe o quadro a seguir, que representa esse mapa visual. Respondendo a essas questões, a pessoa já tem um norte e maiores orientações para as tomadas de decisão, estratégias e o início da operacionalização da ideia.

               

                                                          

Design Thinking: Metodologia que impulsiona um conjunto de ideias para lidar com situações e problemas de forma criativa, com o envolvimento e a elaboração de projetos. Podemos destacar quatro fases principais nessa metodologia: 1) Imersão (entendimento); 2) Ideação (criação); 3) Prototipação (teste); 4) Desenvolvimento (aplicação). Ou seja, são fases estruturadas e direcionadas que permitem uma melhor construção e um melhor amadurecimento das várias etapas do projeto.

 

Produto Mínimo Viável: Esse termo vem do inglês Minimum Viable Product (MVP) e se baseia em uma versão mais simples de um futuro produto final. Essa prática contribui para que sejam feitos testes de funcionalidade, de qualidade e de aceitação do público de uma maneira mais rápida, prática e barata. Assim, é possível validar a ideia de uma forma mais fácil e simples, caso seja necessário o ajuste de algum detalhe, fica mais viável de corrigir.

 

Perceberam quantas ferramentas diferentes existem para colocar boas ideias em prática de modo mais orientado e estruturado? Algumas ideias podem até darem certo sem muitos planejamentos e estudos, mas com certeza é uma porcentagem bastante pequena. Por isso, se você tem boas ideias e acha que valem a pena serem desenvolvidas, comece a se aprofundar um pouco mais em diversas ferramentas de Administração e de Empreendedorismo, que irão contribuir significativamente com as suas chances de sucesso.

 

 


Jessica Takano. Administradora e docente de Administração com experiência no ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico. 

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