"Menos desculpas, mais soluções. Menos medo, mais coragem. Menos amanhã, mais agora." - Rafa Lima

Jessica Takano
12/02/2021

Você já parou para pensar quais são os seus projetos de vida? Qual é o sentido das coisas? Quais são os seus objetivos e suas metas? Ao longo da nossa existência passamos por diversos questionamentos e reflexões e isso é normal e até conveniente. Quem leva a vida sem muitas preocupações e pretensões pode até ser menos estressado talvez, mas com certeza também pode estar deixando muitas oportunidades passar.

Definir de fato qual é o sentido de tudo é realmente muito difícil e complexo, mas traçar objetivos e metas nem tanto. Na verdade, esses planejamentos são essenciais porque eles irão nortear os seus caminhos, os seus comportamentos, as suas opções, os seus percursos, as suas escolhas, as suas decisões e te dar melhores orientações do que fazer ou não em determinadas situações.

E como traçar esses objetivos e metas? Como definir o que se quer? Quando ouvimos falar em AUTOCONHECIMENTO, geralmente já ficamos um pouco receosos, achando que é um conceito muito clichê ou que se trata de “lenga-lenga”, mas muito pelo contrário, o AUTOCONHECIMENTO é essencial para definir de fato quais serão as melhores escolhas para cada um. Afinal, o que quero é algo muito pessoal e personalizado. O que é importante para os outros muitas vezes não é tão importante para mim.

Outro ponto fundamental na construção e na realização de projetos de vida é o autodesenvolvimento. A busca de capacitações, habilidades, competências e conhecimentos deve partir de si mesmo, ninguém pode fazer por você, é uma escolha única e de responsabilidade própria. Por exemplo, alguém até pode te influenciar a se matricular em algum curso, mas quem vai estudar de fato é você. Você determina as suas posturas diante de cada situação da sua vida.

Muitas pessoas ficam desaminadas às vezes quando algo não dá certo ou não acontece exatamente da maneira esperada. Frustrações e desistências são fatores comuns no nosso dia a dia. Mas deve-se levar em conta que outros caminhos também podem ser interessantes. E talvez até melhores. Às vezes estamos tão preocupados com certas coisas que esquecemos que existem outras possibilidades ou outras maneiras de fazer dar certo.

Podemos relacionar projetos de vida também com o fator financeiro. Afinal, a maioria das pessoas busca o enriquecimento, ou pelo menos uma certa estabilidade. Ninguém quer passar necessidades ou ficar impossibilitado de comprar coisas que precisa ou deseja. O dinheiro é tanto um fator de sobrevivência, quanto um provedor de realizações, por isso ele deve ser buscado e conquistado por meio de trabalho, empenho e dedicação.

No entanto, a verdade é que dificilmente estamos satisfeitos com o que temos ou com o que somos. Isso pode se tornar um grande problema e deve ser analisado com atenção. Muitas pessoas adoecem na ansiedade de conquistarem o impossível ou então de nunca estarem satisfeitos com o presente. Claro que devemos ter ambições, planejamentos futuros e buscar alcançar os sonhos, mas devemos também ter senso de realidade e o pé no chão.

Uma relação bastante complexa é a ligação entre sucesso e dinheiro. Sempre ouvimos falar que dinheiro não traz felicidade. Você acha que traz? Podemos considerar sim que dinheiro facilita muito a vida e proporciona muitas coisas. Mas talvez ele não compre tudo o que é necessário para a felicidade de fato, por isso se deve buscar o equilíbrio na vida, investir também em relações sociais e na saúde, por exemplo.

Muito relacionado a esse contexto é a carreira, ou melhor, o plano de carreira. A grande maioria das pessoas busca conquistas profissionais, seja por necessidade financeira, afinidade com uma área ou realização pessoal. A carreira e o trabalho são aspectos essenciais para as pessoas, porque dão sentido à vida e possibilitam conquistar muitas coisas. E se você tiver um trabalho que gosta, as chances de ser mais feliz são muito maiores, afinal, não será um sacrifício ir trabalhar todos os dias e provavelmente você terá mais sucesso, porque estará se empenhando mais e consequentemente tendo melhores resultados.

Assim, podemos concluir que ter boas escolhas no presente influenciarão as situações futuras. Seja uma pessoa saudável, faça exercícios físicos, se alimente bem, seja produtivo, interessado em aprender, agradável com as pessoas, dedicado, tenha bons planejamentos e boas atitudes. Coloque no papel o que você quer da sua vida e vá atrás de alcançar os objetivos necessários para isso. Com certeza com boas posturas você terá muito menos arrependimentos.

 

 

 


Jessica Takano. Administradora e docente de Administração com experiência no ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico.

  • Jornada Pessoal