“Liderança é quando você coloca coragem na alma de uma pessoa.” Ricardo Jordão Magalhães

Jessica Takano
14/10/2020

Você se considera um LÍDER? Já passou por situações que precisou liderar uma equipe, um projeto, um setor ou até uma organização? Se sim, você se considera bom nisso? A LIDERANÇA é um tema muito amplo e relevante na nossa sociedade, que realmente faz toda a diferença no desempenho e nos resultados de uma equipe. Por isso, é essencial entender melhor sobre alguns aspectos dessa área, que com certeza vão te ajudar a se desenvolver mais e a ter melhores práticas tanto em sua vida pessoal quanto profissional.

 

Muitas pessoas falam que não nasceram para liderar, que não gostam ou que são muito tímidas, mas a verdade é que essa é uma capacidade tanto nata quanto que pode ser desenvolvida ao longo da vida, por meio de capacitações, estudos e experiências. A LIDERANÇA tem vários conceitos e significados, como administrar negócios, equipes, estar à frente de projetos, comandar, delegar, orientar, mediar, influenciar, entre outros.

 

Podemos considerar então a LIDERANÇA o ato de dirigir pessoas, que tem diversas classificações, como: liderança formal, informal, autocrática, democrática e liberal. Vamos entender um pouco sobre cada uma delas e assim você já pode analisar se tem afinidade ou se já vivenciou alguma situação relacionada a elas.

 

A LIDERANÇA formal baseia-se em um líder estabelecido institucionalmente, por meio de regras ou normas e de maneira legítima ou legalizada, como presidentes, coordenadores, gerentes e chefes. Já a liderança informal, estabelece-se com um líder escolhido de modo natural e espontâneo, como o líder de uma “panelinha”, uma pessoa que geralmente tem mais iniciativa dentro de um grupo ou que é respeitada pela maioria.

 

Na liderança autocrática observa-se um líder bastante rígido, inflexível e que lida com as pessoas com caráter de subordinação, como militares e lideranças penitenciárias. Diferentemente do que é a liderança democrática, na qual o líder divide com o grupo decisões e estratégias de maneira equilibrada e incentivadora, como empreendedores e gestores mais próximos de sua equipe. E na liderança liberal, o líder concede autonomia para que as pessoas tomem as suas próprias decisões e executem as suas tarefas de maneira livre e flexível, apenas acompanhando as atividades e intervindo quando necessário.

 

Cada pessoa tem um estilo de liderança diferente e não existe certo e errado, existem melhores perfis que se adaptam a determinadas situações. Assim como existem pessoas que reagem melhor a determinado tipo de LIDERANÇA. Há pessoas que não aguentam muita pressão e controle, por exemplo, e há pessoas que se não tiverem uma liderança firme e controladora sobre elas não conseguem se organizar sozinhas e não produzem o suficiente.

 

Muito se fala sobre a importância do líder, mas não podemos esquecer de como os liderados também são essenciais. De que adianta um líder se não houver pessoas para formar equipes? Sem o trabalho desses profissionais não seriam viáveis todas as atividades e processos necessários dentro de uma organização, ou seja, cada um tem o seu papel e a sua devida importância.

 

Quando pensamos em características e habilidades de líderes, podemos listar inúmeras delas, como paciência (lidar com pessoas exige muita paciência), inteligência emocional (é necessário lidar com problemas e situações difíceis o tempo todo), organização (os processos devem ser bem organizados para que possam ser bem geridos), controle (é preciso ter informações e saber como administrá-las), e planejamento (é preciso pensar no futuro constantemente).

 

Além dessas características importantes, é preciso tomar cuidado com o abuso de poder. Muitas pessoas, após conquistarem cargos superiores e de LIDERANÇA, acabam achando que são melhores do que as outras e que podem fazer o que bem entenderem apenas porque estão nessa posição. Isso gera muitos problemas e conflitos, tanto pessoais quanto no ambiente corporativo. A boa conduta e a empatia com o próximo não devem ser abaladas por conta de um cargo.

 

Para finalizar o tema, é importante frisar que as questões éticas e morais são primordiais no processo de liderança e de gestão de equipes. Muitas pessoas se perdem na busca de conseguirem vantagens e de por isso optarem por condutas antiéticas e questionáveis. A sociedade de uma maneira geral está muito atenta ao que as pessoas e as organizações fazem, com a Internet todos têm acesso a tudo. E é muito fácil comprometer uma boa reputação conquistada em anos por meio de qualquer deslize, por “mínimo” que seja.

  • Jornada Pessoal