“Mesmo se eu soubesse que amanhã o mundo se partiria em pedaços, eu ainda plantaria a minha macieira.” - Martin Luther King

Jessica Takano.
12/05/2021

 

Diante dos múltiplos problemas de insustentabilidade que enfrentamos atualmente, a sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço no meio organizacional, nas discussões políticas, nos níveis de cidadania e nas relações sociais. Seja por interesse, conscientização ou necessidade, é praticamente uma verdade absoluta que ações voltadas para a sustentabilidade são extremamente imprescindíveis.

 

Nesse contexto, podemos observar inúmeras iniciativas com o foco em inovações sustentáveis, desenvolvidas por meio da criação de diferentes startups. Ainda que muitos críticos afirmem que o conceito de sustentabilidade seja utópico, com certeza se não existissem essas iniciativas, os nossos problemas seriam ainda maiores. Vamos conhecer então alguns dos exemplos de startups brasileiras que com certeza são fontes de inspiração nessa área:

 

 

SOLOS: Empreendedoras baianas que atuam com o reaproveitamento de resíduos advindos de diversas organizações da sociedade. Dentre as atividades realizadas, uma delas é transformar resíduos orgânicos em adubo. Desenvolvem estruturas de tratamento dos resíduos nos próprios pontos de coleta, evitando assim a necessidade do transporte. Também trabalham com educação ambiental, na conscientização empresarial da implementação da gestão de resíduos.

 

 

BIOSOLVIT: Marca que desenvolve três áreas de inovação sustentável: pesquisa e desenvolvimento, produtos para a preservação da flora e produtos para a preservação da água. Foi reconhecida mundialmente pela criação de um absorvedor orgânico de petróleo. E com a defesa do conceito de economia circular (reaproveitamento de materiais para a criação de novas coisas), possuem uma plataforma digital para o desenvolvimento das pesquisas.

 

 

NEWATT: Tecnologia associada à Internet das Coisas que proporciona a mensuração do gasto energético de aparelhos eletrônicos para informar ao consumidor a divisão dos valores. Assim, permite um melhor gerenciamento da energia, com estratégias para economia. Quando utilizada essa tecnologia em indústrias, é possível verificar falhas em aparelhos, resolvendo antecipadamente diversos problemas.

 

 

AGROSMART: Desenvolvimento de monitoramento inteligente para lavouras, com a diminuição da utilização de energia elétrica, combustível e água. Com um acompanhamento 24 horas por dia, a tecnologia atua com modelos de plantio e colheita baseados em informações específicas sobre o clima e o solo. Assim, os produtores conseguem planejar as datas e as ações relacionadas ao cultivo da agricultura, como a irrigação, o plantio e a colheita.

 

 

FARFARM: Trabalha com a comercialização de tecidos de fibras sustentáveis, tanto de terceiros quanto de produção própria. Por meio da plantação de sistemas agroflorestais (manejo sustentável desenvolvido em áreas rurais com restrições legais) investem na geração de fibras naturais, contribuindo para um ciclo mais sustentável no consumo da moda.

 

 

YVY BRASIL: Por meio de produtos de limpeza em cápsulas, produzidas com formulações próprias e ingredientes naturais, a tecnologia reduz tanto a necessidade de tamanho para o transporte e a armazenagem dos produtos, quanto o uso de água para a fabricação. Oferecem a entrega dos produtos através de assinaturas.

 

 

STATTUS4: Desenvolvem soluções para cidades inteligentes e para a sustentabilidade com o uso de recursos de maneira mais racional. Atuam principalmente com coleta de dados, transformação desses dados em informações e apresentação dessas informações estruturadas para a tomada de decisão. Dois exemplos de suas soluções são um sistema inteligente para a leitura do consumo de gás e um sistema inteligente para analisar vazamentos e perdas de água.

 

 

Quantos modelos de startups interessantes, não é mesmo? Com esses sete exemplos voltados para a inovação sustentável, fica muito claro observar como é possível lucrar, se desenvolver e ainda contribuir para o meio ambiente e para a sociedade como um todo. As tecnologias atuais nos permitem elaborar muitas soluções criativas e inteligentes, que trazem inúmeras transformações positivas. A partir de agora, é importante que você estude mais sobre esses assuntos, para se inteirar das diversas possibilidades de negócios que podem realmente contribuir para uma sociedade mais sustentável.

 

Quer conhecer melhor o segredo do sucesso das Startups? Conheça o curso  Startup Innovation Mind e fique mais preparado para se aventurar no mercado.

 

 


Jessica Takano. Administradora e docente de Administração com experiência no ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico.

  • Desafio Empreendedor