“Não vivemos numa era de mudança, vivemos numa mudança de era.” - Chris Anderson

Jessica Takano.
07/06/2021

 

Dentre as tantas tendências culturais que vivenciamos hoje em dia, com certeza a transformação digital é uma das mais impactantes. Muitas das nossas atividades estão relacionadas a isso, como os nossos estudos, trabalhos, momentos de lazer, consumos... são tantas facilidades e praticidades que atualmente é quase impossível considerar nossas atividades sem essas tecnologias.

 

As empresas também têm feito uso e investido cada vez mais nessa área porque observam muitos benefícios, tanto na gestão do negócio em si quanto na sua relação com os clientes, principalmente considerando as gerações mais novas, que já nasceram em um ambiente predominantemente tecnológico.

 

Podemos dizer que transformação digital é o processo de utilizar recursos e tecnologias digitais para a gestão de diferentes situações, como:

 

- Desempenho;

 

- Produtividade;

 

- Agilidade;

 

- Eficiência e eficácia;

 

- Mudanças;

 

- Comunicação;

 

- Pesquisa;

 

- Vendas;

 

- Atendimento.

 

Essas inovações devem atingir todos os setores organizacionais, envolvendo todos os colaboradores. Afinal, a organização ficaria em descompasso caso não estivesse em equilíbrio em relação aos seus processos. Um ponto em que diversos empreendedores falham é investir muito em um departamento e deixar o outro defasado ou desatualizado.

 

Observamos que atualmente sem a digitalização, as atividades de uma maneira geral ficam bastante lentas e ultrapassadas, com atrasos e falta de eficiência. Como já estamos muito acostumados a essa nova realidade, existe uma constante comparação entre processos digitalizados ou não. Dentre tantos benefícios nessa área, podemos considerar:

 

- Maior alcance;

 

- Rapidez;

 

- Praticidade;

 

- Acessibilidade;

 

- Comodidade;

 

- Organização;

 

- Controle;

 

- Flexibilidade;

 

- Trocas de informação;

 

- Compartilhamento.

 

Considerando todos esses fatores, podemos constatar que as empresas que investem em transformação digital desenvolvem bastante a sua vantagem competitiva, afinal, saem na frente dos seus concorrentes porque otimizam seus processos internos, externos e atendem melhor o seu público, com maior agilidade e qualidade.

 

Para que as pessoas que atuam nas organizações se adaptem a essas mudanças, muitas vezes são necessários treinamentos e capacitações. Se a empresa somente aderir a uma tecnologia e não preparar as pessoas para utilizarem, com certeza serão desperdiçados muitos recursos, ferramentas e benefícios.

 

Atrelado à dificuldade em si de aprender sobre novas tecnologias, muitas pessoas também têm resistência a mudanças, por diversos motivos, como acomodação, segurança em fazer o que já se sabe e medo de falhar. Por isso o trabalho das empresas é tão importante para que essas transições de atividades e recursos sejam feitas de maneira mais natural e saudável.

 

Além de todos os benefícios da transformação digital já citados, é essencial destacar que os sistemas tecnológicos geralmente apresentam menos erros. Afinal, as máquinas funcionam por meio de racionalidade e padrões, que após programados, tendem a se comportar de maneira exata. Com o trabalho mais manual ou artesanal, por exemplo, as chances de erros geralmente são maiores.

 

Alguns exemplos de transformações digitais atualmente são:

 

- WhatsApp;

 

- Marketing digital;

 

- Armazenamento de dados na nuvem;

 

- Formulários online;

 

- Bancos digitais;

 

- Telemetria;

 

- Aplicativos.

 

Ou seja, existe uma infinidade de possibilidades e recursos hoje em dia que realmente fazem a diferença nos resultados e que por isso devem ser muito bem explorados e aproveitados. Caso você ou a organização da qual você faz parte ainda não tenha investido no uso e no desenvolvimento da transformação digital, é fundamental que isso seja providenciado, o quanto antes possível.

 

 

 

 


Jessica Takano. Administradora e docente de Administração com experiência no ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico.

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