Quanto maior é a rapidez de transformação de uma sociedade, mais temporárias são as necessidades individuais...

Jéssica Takano
31/01/2021

Ainda que nem todos gostem e tenham afinidade, todos concordam que a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL é uma grande realidade atualmente. É impossível imaginar as nossas vidas hoje sem a tecnologia e as mudanças que ela trouxe. Você já pensou como seria a sua vida sem o acesso a um celular? Sem o acesso a um computador? Sem a possibilidade de se informar sobre os últimos acontecimentos da sua cidade e do seu país?

 

A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL está totalmente presente no nosso dia a dia, na nossa comunicação e no nosso consumo. Com certeza você já comprou alguma coisa pela Internet ou ainda vai comprar. O e-commerce (comércio eletrônico) é uma prática muito comum e difundida hoje em dia e que só tende a aumentar. As empresas estão cada vez mais se beneficiando da digitalização dos seus negócios.

 

Se analisarmos ao longo da história, muitas foram as evoluções da humanidade, como por exemplo: a agricultura, a invenção da roda, dos navios, dos aviões, da televisão, dos antibióticos... Diversas ciências têm se desenvolvido ao longo do tempo, buscando sempre inovações e mudanças que contribuam (de certa forma) para a sociedade. E a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL é uma delas.

 

Muitos criticam essa transformação por conta de questões relacionadas ao controle, ao poder, à invasão de privacidade, ao compartilhamento de dados pessoais, às influências digitais, ao desenvolvimento de doenças... Realmente essas mudanças envolvem diversas facetas, tanto positivas quanto negativas. É necessário então ter cuidado com toda essa exposição e propagação digital.

 

Mas vamos focar em entender alguns fatores dessas transformações e como eles impactam as relações pessoais, sociais, organizacionais e corporativas. Vamos entender um pouco melhor sobre: 1) Internet das coisas; 2) Ecossistemas de Inovação; e 3) Tipos de Inovação (inovação incremental, radical e disruptiva).

 

A Internet das coisas é um conceito que se baseia na conexão digital de objetos que usamos cotidianamente com a Internet, ou seja, é uma rede de objetos que estão conectados entre si e que transmitem seus dados em tempo real. Por exemplo, smartwatches (relógios de pulso computadorizados), smarthomes (casas inteligentes que permitem a comunicação e o gerenciamento de fatores eletrônicos com um smartphone, como a geladeira, a televisão e a iluminação) e smart cities (tecnologias digitais que facilitam processos de uma cidade, como coleta de lixo automatizada, sistemas de câmeras para segurança pública e semáforos inteligentes). A Internet das coisas realmente representa muitas transformações para a sociedade.

 

Ecossistemas de Inovação são polos que desenvolvem a inovação por meio da interação e da cooperação de diferentes organizações. Universidades, empresas e governos podem investir em diversas iniciativas e promover o crescimento da região com parques tecnológicos, incubadoras e aceleradoras, por exemplo. Nesses ambientes também ocorrem muitas rodadas de negócio, o que contribui bastante para o desenvolvimento de networking (rede de contatos) de potenciais parceiros, investidores e clientes.

 

Em relação aos diferentes tipos de inovação existentes, podemos analisar especificamente três deles: a incremental, a radical e a disruptiva. A primeira consiste em diversas pequenas melhorias ou atualizações em coisas que já existem, como por exemplo, desenvolver uma nova versão do modelo de um carro, ou então aprimorar sistemas de atendimento por meio da tecnologia.

 

Já a inovação radical muda de forma significativa um produto ou um processo, criando novos mercados ou transformando mercados já existentes. São exemplos desse tipo de inovação: introdução de câmeras nos celulares e introdução de Internet nos celulares. Há um tempo, câmeras digitais eram febres no mercado, hoje em dia, a maioria das pessoas tiram fotos e filmam com o próprio celular, o que representa uma grande mudança nesse setor de mercado.

 

E a inovação disruptiva é baseada em uma nova tecnologia de produto ou serviço que transforma totalmente ou substitui um mercado anterior. O exemplo clássico desse tipo de inovação são as locadoras de filmes versus os serviços de streaming, como é o caso da Netflix. O mercado de locação de filmes realmente desapareceu e foi totalmente substituído por plataformas de streaming.

 

Conseguiram perceber o quanto a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL tem impactado as nossas vidas, a criação de negócios e principalmente a nossa forma de consumo? A tecnologia efetivamente tem muitos aspectos e nós, enquanto empreendedores, trabalhadores ou consumidores, devemos utilizá-la a nosso favor, facilitando processos, otimizando o tempo e aproveitando da melhor forma os recursos.

 

Com certeza, estamos vivendo a era das mudanças, das transformações e de uma cultura inovadora e instável. No passado as pessoas não imaginavam que chegaríamos a um cenário de tantas mudanças e hoje, no presente, mal podemos imaginar tudo o que está por vir e como serão de fato as transformações em uma sociedade futura.

  • Inovação e Disrupção