Você nunca tem uma segunda chance de causar uma primeira impressão. Aaron Burns

Jessica Takano
08/10/2020

Quando falamos de Marketing, logo relacionamos às estratégias associadas a produtos, serviços, divulgação, negócios e marcas de empresas, não é mesmo? Mas você já parou para analisar que cada profissional, individualmente, também precisa pensar na sua própria imagem? Além desses profissionais geralmente representarem empresas, também precisam cuidar da visibilidade do seu trabalho e da sua carreira de forma particular.

 

Por exemplo, as pessoas ao seu redor sabem com o que você trabalha? Você seria indicado para novos empregos? As pessoas querem trabalhar com você? Você é respeitado, reconhecido e valorizado no seu trabalho? A sua reputação é boa? As pessoas enxergam o seu potencial? As pessoas fechariam parcerias com você? Ou seja, podemos pensar em uma série de perguntas para refletir se a nossa imagem pessoal está boa ou não.

 

Dessa forma, podemos destacar a importância do MARKETING PESSOAL, que se baseia na diferenciação no mercado de trabalho, que um profissional pode conquistar por meio de suas habilidades, competências, qualificações, atitudes e conhecimentos. Em outras palavras, esse profissional deve se autopromover por meio da própria imagem, da reputação e da avaliação que os outros têm por meio do que observam.

 

Ao investir no seu MARKETING PESSOAL você pode abrir um leque de oportunidades, como conseguir novos trabalhos, aumentar a sua rede de contatos, atrair clientes, aumentar vendas, fechar negócios, ser valorizado e reconhecido e até mesmo trabalhar como um influenciador digital (profissão bastante em alta hoje em dia). Vamos analisar então uma série de fatores e situações que podem contribuir significativamente para a boa construção do MARKETING PESSOAL.

 

Um primeiro passo importante é definir o público-alvo (perfil de pessoas ou organizações) que se deseja atingir. Por exemplo, se você é um professor ou professora, seu público-alvo são alunos, coordenadores e diretores de instituições de ensino. Agora, se você quer abrir um negócio próprio, seu público serão investidores, parceiros e potenciais clientes. Cada área de interesse e de atuação irá gerar um público específico.

 

Outra etapa essencial para o MARKETING PESSOAL é o desenvolvimento da boa comunicação, que envolve diversas esferas (comunicação escrita, oral, verbal e visual). A comunicação influencia muito na credibilidade, na imagem, na visibilidade, na argumentação e no convencimento. Ter um português claro, correto e objetivo, ter um bom vocabulário, ter uma boa oratória (capacidade de falar e se expressar com desenvoltura) e ter uma boa capacidade de apresentação são habilidades muito valiosas para o MARKETING PESSOAL.

 

O tom da voz, as entonações, as expressões, os sorrisos, a simpatia, a postura, as relações sociais e as vestimentas adequadas para cada situação também fazem muita diferença. Imagine você conduzir uma videoconferência de trabalho de pijama. Com certeza as pessoas iriam prestar atenção e comentar muito mais sobre esse fato do que o assunto do qual você estava tratando, o que gera uma situação bastante inconveniente.

 

Outro ponto que pode contribuir muito com a sua imagem pessoal é a visibilidade que as mídias sociais proporcionam. Pense sempre: qual é a impressão que você quer passar para as pessoas? Pelo o que você gostaria de ser lembrado? Como as suas postagens e comentários podem beneficiar ou prejudicar a imagem que as pessoas têm de você?

 

Aproveite essas plataformas de mídias sociais porque são ótimas oportunidades de aumentar a sua rede de contatos e alcançar diversos tipos de públicos, pessoas e trabalhos. Mas tome cuidado com o excesso de postagens e de conteúdos que você promove para que não se torne um perfil cansativo e desinteressante, o que prejudica bastante o seu objetivo de um bom MARKETING PESSOAL.

 

Além de todas essas situações, trabalhe em diversos outros aspectos da sua carreira, como causar boa impressão nos primeiros contatos, desenvolver uma boa rede de relacionamentos, deixar sempre as portas abertas para possíveis futuros negócios, desenvolver trabalhos impecáveis, com empenho e com qualidade, não propagar fake news (notícias falsas), trabalhar com a sua autenticidade, os seus diferenciais, melhorar seus pontos fracos, potencializar seus pontos fortes, constantemente se autodesenvolver e ser muito produtivo, aproveitando ao máximo o tempo e as oportunidades que surgirem.

 

Por fim, busque sempre feedbacks do seu trabalho e da sua imagem pessoal. Críticas construtivas são essenciais para aprimorar seus conhecimentos, suas condutas, suas posturas e suas ações, e elogios sinceros, além de motivadores, contribuem muito para que você continue no caminho certo e desenvolvendo ainda mais suas capacidades com confiança e com determinação. E então? Conseguiram refletir sobre a relevância do MARKETING PESSOAL? Como você tem desenvolvido o seu?

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