“Marketing: você quer a emoção, mas compra o produto.” - Alison Zigulich.

Jessica Takano.
13/04/2021

 

Dentre tantas áreas do Marketing, temos uma muito interessante: o Marketing Esportivo. Você já ouviu falar sobre ele? Você gosta de esportes? As pessoas que você conhece gostam de esportes? Imagino que muita gente, né? Esse segmento impacta então bastante o mundo dos negócios, gerando diversas oportunidades.

 

Podemos definir essa área como a relação entre empresas, negócios ou marcas e o mercado, trabalhando com demandas, clientes e públicos do universo do esporte. Ou seja, é a aplicação de ferramentas do Marketing com o foco no mercado esportivo, para clientes que têm interesse ou proximidade com esse setor. Para ficar mais fácil de visualizar, vamos pensar em algumas marcas relacionadas ao setor esportivo:

 

- Nike (calçados, roupas e acessórios);

 

- Adidas (calçados, roupas e acessórios);

 

- Puma (calçados, roupas e acessórios);

 

- Gatorade (bebidas isotônicas);

 

- ESPN (canal esportivo).

 

Provavelmente você já consumiu alguma delas, não é mesmo? Ou pelo menos as conhece. Sabe por quê? Dentre outros motivos, porque são marcas que investem muito no Marketing, desenvolvendo campanhas, realizando patrocínios, investindo em divulgação e estando presente em eventos de esportes.

 

Um ponto muito favorável ao crescimento e ao destaque do Marketing Esportivo é que ele trabalha com afinidade, paixão, diversão, felicidade e momentos de lazer do público. Quem pratica esportes ou assiste a jogos e competições faz isso porque realmente gosta, porque se identifica e por isso o interesse pelo consumo de produtos ou serviços relacionados a eles acaba ficando muito natural.

 

Por exemplo, se você é apaixonado por um time de futebol, quando se depara com um produto relacionado a ele, como uma camisa, uma caneca ou até uma almofada, você se sente tentado a comprar ou a dar de presente para alguém. Porque é um produto que te agrada, que te diverte e que te traz sentimentos bons.

 

Diversos são os setores de atuação do Marketing Esportivo, como por exemplo:

 

- Clubes;

 

- Times;

 

- Atletas;

 

- Produtos;

 

- Serviços;

 

- Ingressos;

 

- Equipamentos;

 

- Canais de televisão;

 

- Canais do Youtube...

 

Ou seja, existe uma infinidade de possibilidades e de desenvolvimento de trabalhos, explorando diversos segmentos e públicos, que deve então prezar por criatividade, diversão, emoção e afetividade. Por conta dessa identificação, muitas vezes marcas ou empresas que nem são da área do esporte, investem em atletas bem-sucedidos e famosos para promover seus produtos ou serviços, porque geralmente são pessoas que o público gosta e admira, valorizando assim o seu negócio.

 

Podemos considerar que o futebol masculino tem grande destaque na área do Marketing Esportivo, e ainda mais na época de grandes eventos, como a Copa do Mundo. Ainda que muitas pessoas não acompanhem jogos ou torneios esportivos, quando chega a Copa do Mundo, parece que a maioria das pessoas se envolve, não é mesmo?

 

Com certeza você já comprou uma camiseta do Brasil, uma bandeira ou então algum um outro acessório na época da Copa do Mundo. É uma questão cultural no nosso país. Nessa época temos muitas reuniões familiares para assistir aos jogos, festas com os amigos, barzinhos lotados... Vários mercados aproveitam então para investir no Marketing Esportivo e lucrar ainda mais nesse momento.

 

Assim como em diversas outras áreas, observou-se um impacto bastante grande no setor de esportes por conta da pandemia. Muitos atletas foram demitidos, muitos clubes e marcas perderam patrocínios, muitos campeonatos e jogos foram cancelados ou adiados, vendedores de água nos estádios perderam o público... Ou seja, a importância do Marketing Esportivo foi ainda maior nesse contexto, para movimentar o mercado de alguma forma.  

 

Dessa maneira e nesse contexto, podemos entender que nos últimos tempos, a expansão de discussões, eventos, cursos e especializações na área do Marketing Esportivo, assim como trabalhos de conclusão de curso, pesquisas e artigos publicados nessa área têm se tornado algo bastante recorrente. Assim, observa-se o grande interesse e a relevância no setor, contribuindo para muitas possibilidades profissionais.

 

 

 

 


Jessica Takano. Gerente Administrativa e Professora de Administração. Ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico.

  • Gestão e Estratégia