“É melhor tentar e falhar que se ocupar em ver a vida passar. É melhor tentar, ainda que em vão, que nada fazer. Eu prefiro caminhar na chuva a, em dias tristes, me esconder em casa. Prefiro ser feliz, embora louco, a viver em conformidade. Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização. Mesmo se eu soubesse que amanhã o mundo se partiria em pedaços, eu ainda plantaria a minha macieira.” Martin Luther King

Jessica Takano
03/03/2021

 

Muito se fala sobre ética, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUSTENTABILIDADE no mundo nos negócios. Você já reparou o quanto esses conceitos estão presentes na nossa sociedade atual e como eles têm sido cada vez mais valorizados? Uma pessoa ou empresa antiética, por exemplo, fica sujeita a sofrer consequências negativas dos seus atos a todo momento. Credibilidade, imagem, parceria, preferência e oportunidade de trabalho são alguns dos fatores essenciais para desenvolver bons negócios, e que são comprometidos quando relacionados a posturas antiéticas.

 

Mas afinal, qual é o conceito de ética? A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento diz que a ética pode ser considerada um conjunto de normas, regras e valores que orientam o comportamento humano, definindo o que é certo ou errado, aceitável ou não, dentro de um grupo social ou de uma sociedade. Observem que esse conceito se aplica a uma delimitação específica. Por exemplo, a ética no Brasil difere da ética do Japão ou da Rússia. Assim como a ética de hoje é muito diferente da ética de 500 anos atrás, ou seja, a ética varia de acordo com a história, a cultura e o tempo.

 

Falando de algo mais próximo a nós, podemos observar o quanto a ética ou então os paradigmas mudam de acordo com as gerações. E isso fica mais cada vez mais evidente com o passar dos anos. As crianças e os adolescentes de hoje em dia são muito diferentes dos de antigamente. As pessoas querem coisas diferentes, se comportam de maneira diferente e consomem de modos diferentes, ou seja, a sustentabilidade dos negócios é bastante influenciada por essas transformações.  

 

Muito relacionados ao conceito de ética estão os conceitos de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade. O desenvolvimento sustentável pode ser compreendido como o “desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”. Ou seja, uma busca de crescimento econômico sem que isso esgote os recursos para os anos seguintes.

 

Já a sustentabilidade tem uma perspectiva muito mais ampla e complexa. Muitos autores divergem sobre o conceito da sustentabilidade e cada um aborda com um foco diferente. Podemos considerar sustentabilidade no âmbito social, ambiental, econômico, financeiro, cultural, geográfico... Há pessoas que afirmam que a sustentabilidade não é viável atualmente, inclusive, afirmando que é um conceito ilusório e que o ser humano não é capaz de viver mais de maneira sustentável.

 

Imagine situações rotineiras na qual vivemos. Você abriria mão de um ar condicionado em um dia extremamente quente de verão? Abriria mão da possibilidade de ter um carro próprio para utilizar somente o transporte público ou meios de transporte alternativos como a bicicleta? Compraria produtos somente após pesquisar toda a sua cadeia produtiva e se certificar que não houve nenhum problema relacionado a questões de insustentabilidade? Ou seja, percebem o quanto a nossa sociedade está embasada em estruturas que comprometem a sustentabilidade de uma maneira geral?

 

O conceito de sustentabilidade pode trazer então uma visão crítica da racionalidade econômica, com uma proposta de uma economia baseada em uma racionalidade ambiental. Um desenvolvimento ecologicamente equilibrado, sustentado, que concilie a preservação do meio ambiente e a necessidade do desenvolvimento socioeconômico. Assim, destaca-se que a sustentabilidade pode ser trabalhada não simplesmente como uma forma de limitar a produção, mas sim de preparar gestores de empresas para lidar com problemas de insustentabilidade, que podem ser relacionados com uma gestão ambiental eficiente, por exemplo.

 

Posturas associadas à sustentabilidade geralmente são consideradas caras, com maiores custos, preparos, investimentos e com pessoas e empresas abrindo mão de certas coisas, mas são extremamente essenciais e urgentes, sejam por viabilidade, credibilidade, prestação de contas ou mesmo pela sobrevivência e propagação de gerações futuras, afinal, os recursos naturais não são infinitos na sua plenitude.

 

 

 


Jessica Takano. Administradora e docente de Administração com experiência no ensino presencial e à distância. Principais áreas de atuação: Fundamentos e Teorias da Administração, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico.

  • Gestão em Saúde